Entretenimento

Fotoclube Roraima e Parque Nacional do Viruá - Acordo visa a divulgação do turismo ecológico

Acordo visa a contribuição favorável ao meio ambiente e à divulgação do turismo ecológico local

A diretoria do Fotoclube Roraima (FCRR) e a administração do Parque Nacional do Viruá (PNV) se unem em um projeto que visa a contribuição favorável ao meio ambiente e à divulgação do turismo ecológico local. Um acordo foi firmado entre às duas instituições que irá possibilitar aos membros do FCRR o apoio na coleta fotográfica da vida silvestre, paisagem e flora local, incluindo a produção conjunta de um guia fotográfico dos roteiros existentes no parque, além de uma capacitação de condutores locais para apoio a atividades fotográficas no parque.

De acordo com um dos membros do fotoclube, Max Schmoller, “a partir de agora, o Fotoclube Roraima ocupa uma cadeira no Conselho Consultivo do Parque Nacional do Viruá”.

A cadeira permite ao fotógrafo membro do fotoclube, a participar dos aconselhamentos estratégicos sobre a gestão do parque, demonstrando a real participação no processo de construção de novas metas e benefícios socioambientais envolvendo a unidade de conservação.

“É um marco histórico e pioneiro, já que não existe outro fotoclube que tenha um acordo dessa forma, os membros do fotoclube terão esse acesso a toda uma vegetação e fauna que só existe nessa região. Além de ser um incentivo a arte da fotografia, é também um projeto que visa a preservação do meio ambiente. ” disse.

Viruá

O Parque Nacional do Viruá (ou Parna Viruá) é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal subordinada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), tendo sido reconhecido em 2017 como um sítio RAMSAR (Convenção Sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional) e conta com o apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

O Parque possui como atrativo principal sua enorme biodiversidade, incluindo grande diversidade de ecossistemas e paisagens, 1262 espécies de plantas, além de 535 espécies de aves e 500 espécies de peixes, que tornam o PN Viruá o atual recordista brasileiro em diversidade de vertebrados (totalizando 1272 espécies registradas).

Fotoclube Roraima

Fundado em 2010, o clube não possui fins lucrativos e reúne amantes da fotografia, tem como associados profissionais e amadores, entusiastas e quem fotografe apenas com celular.

O clube tem como propósito difundir a cultura da fotografia no Estado, dando oportunidades a todas as camadas sociais de terem acesso a exposições, varais fotográficos, minicursos, oficinas entre outras atividades promovidas pelo clube.

“O clube conta com associados desde os mais renomados fotógrafos de Roraima a fotógrafos em fase de iniciação. A exposição já faz parte do calendário do fotoclube que em todo mês de março homenageia a mulher, são imagens criadas por amantes da fotografia”, relata.