Cotidiano

Fossa estourada incomoda pacientes e funcionários de posto de saúde

Quem vai a uma unidade de saúde espera encontrar um local limpo, livre de problemas higiênicos. Não é o que acontece com quem vai ao Posto de Saúde Olenka Macellaro, na Avenida Mário Homem de Melo, no bairro Caimbé. Há um mês os usuários e funcionários convivem com uma fossa, que está transbordando.

A Folha foi ao posto de saúde e confirmou a situação. Por vezes, a água suja chega a Rua Ademário Santos, situada na lateral da unidade. “Esse problema existe há anos, pois a fossa da unidade é muito rasa. Então, esse tipo de problema acaba sendo constante em época de chuva. Aqui não tem ligação no sistema de rede de esgotamento sanitário”, relatou uma servidora.

Mesmo com a fossa estourada, os atendimentos ocorrem normalmente. Na recepção, o cheiro de produtos de limpeza era forte, o que disfarçou o odor da fossa e fez com que muitos que foram ao local nesta semana não o percebessem. “Existem pessoas que fazem a limpeza do local frequentemente, mas ainda assim a água continua transbordando. O sistema de água vai todo para a parte de trás da unidade, então transborda facilmente no inverno”, comentou outra funcionária.

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que possui conhecimento do problema. Tanto que já foram realizados três esgotamentos da fossa do Posto de Saúde Olenka Macerallo apenas nos últimos 30 dias. Segundo a Prefeitura, existe um contrato de prestação de serviço para dar manutenção especificamente a essa questão, que se manifesta por conta do período de chuva. “Já estamos estudando a possibilidade de construção de uma nova fossa para aumentar a capacidade de absorção dos resíduos”, finalizou a nota. (P.B)