Cotidiano

Fórum das grandes lojas maçonicas contou com ciclo de palestras

A proposta é aprofundar o conhecimento da Cultura Maçonica.

O Xfórum das Grandes Lojas Macônicas da Região norte realizou um encontro com ciclo de palestras. Durante a manhã, no teatro Jaber Xaud do Sesc Mecejana, ocorreu palestra com o convidado José Nazareno Lima com o tema “espiritualidade maçônica”. O evento contou também com a presença de José Sardelli Bravo, representando a Gran Loja da república da Venezuela, com o tema “300 anos da maçonaria Especulativa”.

O evento contou com banquete ao público e exposição culturais. A proposta é aprofundar o conhecimento da Cultura Maçonica. Além de incentivar a busca pela cultura Maçonica, reunindo osmaçons, as cunhadas e os sobrinhos maçonicos interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos a cerca dos temas maçonicos.

História

A Loja Maçonica 20 de Agosto é uma entidade que congrega treze lojas em todo o estado. A loja foi fundada por Orlando Marinho da Silva, que no ano de 1981 foi o primeiro grão-mestre. Até hoje, aos 91 anos de idade Orlando é um dos membros da Loja.

Atualmente, a loja maçom possui cerca de 400 membros ativos e tem como objetivo congraçar a Família Maçonica do Estado.

No dia 20 de agosto de 1971, quinze mestre maçons das Potências do grande oriente do Brasil e das grandes lojas de Orientes distintos, reuniram-se com o objetivo de fundar uma Loja Maçonica em Boa Vista. Na ocasião, destacou-se como um dos principais idealizadores o irmão Raimundo do Castro Costa.

A Loja foi registrada junto ao Grande oriente do Brasil, tendo sua Carta Constitutiva expedida em 11 de outubro de 1971.