Polícia

Força Nacional impede entrada de drogas e celulares em presídio

Os entorpecentes e celulares entrariam no presídio pela lixeira. Autoridades Investigam a participação de agentes penitenciários

Agentes da Força Nacional de Segurança apreenderam no fim por volta de 04 horas desta terça-feira, 17, drogas e celulares que estavam sendo jogados na lixeira da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), em Boa Vista, capital de Roraima. Essa foi a primeira prisão feita por equipes da FNS em Roraima.

Na madrugada, duas pessoas em uma motocicleta se aproximaram da muralha e jogaram cerca de 15 pacotes com materiais ilícitos para dentro da Pamc, de acordo com a Força Nacional.

Pelo ‘Modos Operandi’ do grupo, os celulares e drogas eram deixados na lixeira do lado de fora do presídio e um dos detentos responsável por jogar o lixo, levaria o material para dentro. “Acreditamos na conveniência de algum agente, pois é obrigatório escoltar o preso para jogar o lixo. Isso será investigado” informaram os agentes.

Foram apreendidos com o casal foram 14 celulares, fones de ouvido, fumo e cigarros, chip de operadora móvel, carregadores de celular, além de aproximadamente 1,8 gramas de maconha, 677 gramas de cocaína, as únicas drogas permitidas pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) dentro dos presídios.

 

PRESOS

Foram presos na ação os entregadores Wagner Mendes Araújo, de 21 anos, e Rosanira Mota de Souza, de 26 anos de idade. Nos pacotes com as drogas estava escrito o nome dos destinatários que estão presos na Pamc. Rosanira é cadastrada na Divisão de Captura (Dicap), da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), como visitante de um reeducando do regime fechado.

O casal foi encaminhado a Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial (5º DP), onde foi lavrado o auto de flagrante e ficará à disposição da Justiça para apresentação em audiência de custódia.

 

PEDIDO DO GOVERNO

O pedido de entrada da Força Nacional nos presídios foi feito pela governadora Suely Campos (PP), mas ainda não foi atendido pelo ministro de Justiça e Cidadania (MJC),  Alexandre Moraes. As tropas chegaram a Roraima tem uma semana, após conflitos e mortes em unidade prisional do estado.