Cotidiano

Fiscalização dos serviços de limpeza será intensificada no Hospital Geral

Secretário estadual de Saúde, Ricardo Lopes, disse que o pagamento de servidores terceirizados do setor de limpeza do HGR foi normalizado na segunda-feira, 21

Com a inspeção surpresa realizada no final de semana no Hospital Geral de Roraima (HGR), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) vai intensificar a fiscalização dos serviços prestados tanto pelos servidores do Estado, quanto pelos funcionários em empresas terceirizadas contratadas pelo Estado.

O titular da pasta, Ricardo Lopes, informou que na noite de domingo, 20, a unidade de saúde foi encontrada com poucos servidores de limpeza, pois a empresa responsável tinha feito por si só uma redução da força de trabalho, por conta do atraso no pagamento. “Essa situação não foi detectada a tempo pela fiscalização. A partir da visita, eu cobrei das equipes uma maior atuação e a notificação das empresas para prestarem esclarecimento. Em contrapartida, nós realizamos o pagamento atrasado”, informou.

Lopes explicou que desde que assumiu a gestão da Sesau, em meados de abril, a equipe fez um levantamento no atraso de pagamentos para tentar sanar o problema o mais rápido possível. “Nós fizemos o levantamento junto à coordenação e estamos buscando a regularização de todas as pendências. Quanto a essa empresa, já estava agendado o pagamento para esta semana faltando apenas o repasse de recursos. Foram pagos os meses de janeiro, fevereiro e março. A previsão é que o pagamento de abril seja feito ainda este mês”, explicou.

Para evitar que este tipo de problema fique alheio à fiscalização, o secretário informou que a vigilância vai aumentar na unidade. “Nós convocamos reuniões com as equipes sistemáticas para aferir a situação e depois vamos manter os encontros, de forma periódica, para ter uma análise atualizada do que foi feito”, explicou Lopes.

ESTRUTURA – O secretário também informou que alguns dos problemas estruturais encontrados no HGR foram oriundos de uma forte chuva que caiu no final de semana na cidade. “Foi detectada pela equipe da manutenção que uma telha quebrou e houve uma infiltração de água, o que gerou um alagamento centralizado em um local, não algo generalizado”, disse.

Ricardo explicou que o setor afetado, uma farmácia de apoio, foi transferido para outra sala, junto com os medicamentos. “Ontem, 22, a telha já foi trocada e foi providenciada a pintura. Já estão concluindo a manutenção para liberar novamente o espaço da farmácia dentro do bloco”, frisou.

Outra medida também tomada para melhoria no atendimento do HGR foi a realização de uma limpeza geral em mutirão que teve início na manhã de segunda-feira, 21, por volta das 6h da manhã. A previsão de conclusão era até ontem, 22.

O titular da Sesau ressaltou que a unidade de saúde é muito antiga, como é de conhecimento da população, e que precisa de adequações. “Mas, para isso, é preciso ter um espaço para transferir os pacientes em estado delicado e só será possível com a entrega dos novos blocos do HGR, que estão em fase de conclusão”, ponderou.

ENTENDA O CASO – Na noite de domingo, 20, a promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Jeanne Sampaio, inspecionou o HGR motivada pelos inúmeros relatos sobre a situação da unidade hospitalar. A visita teve a duração de quase duas horas, oportunidade em que os pacientes e acompanhantes relataram problemas, principalmente, com a falta de limpeza no local. (P.C.)