Cotidiano

Fiscalização do Ipem apreende aros sem certificação do Inmetro

Iniciada na segunda-feira, 06, ação teve término hoje, 10. Estabelecimentos terão prazo para justificar irregularidade

Em coletiva de imprensa, a diretora do Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR), Isabela Dias, apresentou os resultados obtidos na operação Boa Viagem, iniciada pele segunda-feira, 06, e encerrada nesta sexta-feira, 10. A ação teve como alvo lojas que vende itens automotivos no Estado.

Ao todo, 19 estabelecimentos comerciais foram alvos da fiscalização, resultando na execução de 201 ações de verificação. 138 aros de veículos foram recolhidos por estarem fora das normas estabelecidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

“Além das fiscalizações de rotina, nós realizamos sempre, em todos os anos, operações especiais. Essas são norteadas por um calendário específico, que é estabelecido pelo Inmetro e que os Ipems precisam seguir. A primeira desse ano foi a Boa Viagem, onde a gente realizou a fiscalização em produtos automotivos no nosso Estado, como pneus, baterias, parabrisas, aros e outros, e para nossa surpresa, nós conseguimos grande êxito nessa ação”, contou

Segundo Isabela, os materiais ficarão retidos no pátio do Instituto, não sendo possível a devolução para os donos dos estabelecimentos flagrados em desacordo com as normas do Inmetro. Estes, por sua vez, terão prazo de defesa e, somente após isso, o órgão deverá atribuir responsabilidade ao empresário ou a fabricante do produto.

“Esses aros estavam sem as informações exigidas pelo Inmetro, como data de validade, data de importação, CNPJ da fabricante e outros. Eles ficam apreendidos e não podem ser, de forma alguma, serem devolvidos ao estabelecimento. Esse estabelecimento vai ter um prazo para defesa, onde o responsável vai informar de quem adquiriu o item, nós vamos entrar em contato com o fabricante e verificar se realmente a conduta deve ser imputado a ele ou ao comerciante ou ao fabricante. Após um prazo de apreensão, eles devem ir para a destruição”, explicou.

Com colaboração do repórter Márcio Ashford.