Geral

Final do primeiro turno terá árbitro brasiliense

Solicitação foi feita pelo presidente da FRF, Zeca Xaud. CBF indicou três árbitros e Sávio Pereira Sampaio, do Distrito Federal, foi o sorteado

Se para muitos a final entre GAS e São Raimundo foi uma grande surpresa, o confronto que vale o título do primeiro turno do Campeonato Roraimense terá um ingrediente para deixar a decisão ainda mais interessante: quem vai apitar a partida é um árbitro do Distrito Federal.

Sávio Pereira Sampaio, da Federação Brasiliense de Futebol, será o responsável por comandar o duelo entre as equipes, na próxima terça-feira, 20, em horário a ser ainda definido.

A presença do brasiliense foi definida após uma solicitação feita pela FRF à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A ideia, segundo o presidente da Comissão de Arbitragem da FRF, Clóvis Rates, é dar maior rotatividade aos árbitros locais. O anúncio foi feito nessa sexta-feira, 16, após sorteio feito na sede da Federação Roraimense de Futebol (FRF).

Em algumas partidas da fase classificatória do primeiro turno, houve algumas manifestações contra as arbitragens locais. A partida decisiva entre São Raimundo e Náutico, válida pela terceira rodada e que definiu o Mundão como finalista é um bom exemplo.

Após mandar voltar a cobrança de uma falta contra o Náutico, que resultou em seguida, no primeiro gol do São Raimundo na partida, aos 49 minutos do primeiro tempo, o árbitro Roberval Pereira foi alvo de protestos da torcida alvirrubra e, especialmente, do presidente do Náutico, Adroir Bassoricci, que chegou a descer da arquibancada para tentar tirar satisfação com o trio de arbitragem.

Com a solicitação de um árbitro de outro Estado atendida pela CBF, as chances de novos protestos diminuem bastante. Vale ressaltar que a FRF conta com apenas quatro árbitros em seu quadro, e que pela atuação contínua durante as competições, acabam ‘expostos’, sempre que uma das torcidas não concorda com suas decisões em campo.

“A solicitação foi feita diretamente pelo presidente Zeca Xaud. A CBF sinalizou positivamente indicando três árbitros e nós procedemos a escolha, que foi feita por sorteio. Vai ser bom para a partida, que não terá uma repetição na arbitragem, já que temos apenas quatro profissionais em nosso quadro”, explicou Rates.

Além do brasiliense Sávio Pereira Sampaio, foram indicados pela CBF Marcos Mateus Pereira, da Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul e Alisson Sidnei Furtado, da Federação Tocantinense de Futebol.

Completam o quarteto que comandará o duelo decisivo entre GAS e São Raimundo, os árbitros Gean Carlos Menezes e Márcio Duarte dos Santos, tendo como quarto árbitro, Roberval Pereira, os três, da Federação Roraimense de Futebol. (R.A)