Cotidiano

Filme de faroeste roraimense será exibido hoje na UFRR

O filme é dirigido por Alex Pizano, diretor de outros filmes roraimenses como ‘Dívida Sangrenta’, ‘Remanescente das sombras’, ‘O estranho’

A justiça é o centro de ‘A Cavalgada dos justos’, o último filme de ficção do cineasta roraimense Alex Pizano. A obra será exibida hoje (08) no Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima, durante a III Mostra de Cinema Saberes Amazônicos.

O curta metragem conta a aventura de Jonata por volta de 1890, em um cenário que mostra uma das mais belas regiões naturais do extremo norte do Brasil: as serras e lavrados do estado de Roraima.

Esse é o sexto filme de Pizano que já escreveu seu nome na história do audiovisual roraimense e da região norte. Em sua filmografia, o cineasta já contou através de filmes, histórias de nazismo, mercenários, e vingança em obras de ficção.

Dessa vez, o estilo é o faroeste, com um figurino de época e trilha sonora de autoria de Claudio Lavor, o filme é uma homenagem ao cinema paghetti western, com todos os elementos que não poderiam faltar, drama, perigo, bravura e heroísmo.

A história foi representada por Gustavo Hugo Andrade, Bruno Garmatz, Orib Ziedson, Rodrigo Mebs, Nony  Santos, Rebecca Nunes, Rodolpho Braga de Oliveira e Manoel  Pereira  da Costa Neto.

“O filme aborda questões pertinentes no que diz respeito ao resgate dos clássicos valores como honra e justiça, muitas vezes mitificados na ficção como a chamada “jornada do herói”” explica Pizano que tem co-direção e produção de Hemetério Costa.

O curta metragem foi inteiramente gravado na região de Amajari. “Foram quatro dias de gravação, 8 veículos, mais de 30 profissionais envolvidos diretamente e duas toneladas de equipamentos incluindo 4 câmeras e drone” relata.

Para o curta, foi produzida uma trilha sonora completa e exclusiva pela Biosphere (Cláudio Lavôr), além de efeitos sonoros produzidos pela DF Producões (Diego Freitas) de Manaus. Foram mais de 500 horas de edição, correção de cor e finalização da obra.

“Eu simplesmente estou contando a história com a minha visão artística, estou muito orgulhoso do resultado desse trabalho que foi gravado aqui, Roraima não perde nada para cenários de Hollywood, temos uma linda iluminação natural” ressaltou o cineasta.

Saberes Amazônicos

 A 3ª edição da Mostra de Cinema Universitário: Saberes Amazônicos ocorre no auditório do Centro Amazônico de Fronteira (CAF) Com exibição e debate sobre diversos filmes. A programação segue nos dias 08, 13, 15 e 29 desse mês.

A programação está disponível no site do evento.

Publicidade