Cotidiano

Filha se dedica a cuidar da mãe com câncer de pele

Há 13 anos, Irene Albuquerque foi diagnosticada com a doença e já passou por três cirurgias em São Paulo

A experiência de cuidar de uma pessoa com câncer é parecida com a de criar um filho pequeno. Exige tempo, dedicação e paciência. Há 13 anos, Irene Albuquerque foi diagnosticada com câncer de pele. E a doença mudou radicalmente a vida dela e da família.

Irene pode contar com uma pessoa para ajudá-la, a própria filha, a jornalista Adriana Albuquerque Almeida, de 40 anos. Mãe e filhas parceiras trocam papéis e uma cuida da outra. Enquanto a mãe passa pelo tratamento, a jornalista se preocupa em dar todo apoio que pode.

Adriana contou que, após três cirurgias, o cuidado com a mãe é redobrado. A preocupação em manter a imunidade estável é fundamental. “O câncer de pele causa muitos tumores, que não podem inflamar. Os curativos têm que ser feitos com o máximo de cuidado e ela tem que evitar pegar sol e poeira. Ainda temos que tomar o cuidado porque as cirurgias não são feitas aqui. São feitas em São Paulo. É uma rotina dedicada a cuidar dela, mas faço com carinho, sei que ela faria o mesmo por mim”, disse.

Apesar de uma rotina intensa de cuidados, o carinho e amor de mãe e filha brotam nessa relação. Os médicos, conta Adriana, se surpreenderam com a força de vontade de Irene, que mesmo com uma doença tão severa, encontra forçar para continuar lutando.

“Trocar de papel com a mãe costuma ser comum quando a filha chega à idade adulta e a mãe, à velhice. Mas ela também cuida de mim. Ela me ensina muitas coisas, mostra a garra e que ama a vida. Sempre me diz que a esperança é única, e que precisamos dar o máximo até o nosso último dia. Ela é a minha melhor amiga”, revelou.