Cotidiano

Fiéis católicos recepcionam o novo bispo de Roraima

O saguão do Aeroporto Internacional de Boa Vista ficou lotado de pessoas que realizaram a acolhida para Dom Mário Antônio

Fiéis católicos vindos de várias partes do Estado lotaram o saguão do Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Cantanhede para acompanhar a chegada de Dom Mário Antônio da Silva, o novo bispo da Diocese de Roraima.

Ex-bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Mário chegou à capital por volta das 13h45. Muito emocionado, ele agradeceu a acolhida feita pelos fiéis roraimenses.  

“É uma recepção que me emociona e ao mesmo tempo me enche de alegria por encontrar corações dão acolhedores. Venho com a intenção de me fazer irmão de todos aqueles que vivem neste Estado e que fazem parte da nossa igreja Católica. Estou muito feliz, muito agradecido, contando com as orações e o apoio de todos”, disse.

Além dele, os fiéis recepcionaram o arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani; e o ex-bispo de Roraima e atual arcebispo de Rondônia, Dom Roque Paloschi.

“O estado de Roraima ganha como bispo uma pessoa muito além de suas qualidades. Dom Mário um grande pastor, alguém alegre, muito generoso, dedicado ao serviço e, sobretudo, um grande amigo”, ressaltou Dom Sérgio.

 

POSSE

A cerimônia de posse de Dom Mário Antônio como Bispo de Roraima será neste domingo, 18, com uma missa campal em frente à Catedral Cristo Redentor, na Praça do Centro Cívico.

A missa está prevista para começar às 17 horas. Para esse momento de festa da igreja, são aguardadas caravanas do interior do Estado, Amazonas, Paraná e dos países vizinhos, Venezuela e Guiana.

 

SOBRE DOM MÁRIO ANTÔNIO

Dom Mário Antônio da Silva nasceu no dia 17 de outubro de 1966, na cidade Itararé, interior de São Paulo. Filho de Francisco Lucídio da Silva e Maria Célia de Souza e Silva, foi ordenado diácono em 02 de fevereiro de 1991.

Em 21 de dezembro do mesmo ano, foi ordenado padre em Sengés, no Paraná, por dom Conrado Walter. Foi ordenado Bispo na Catedral Diocesana de Jacarezinho, em 20 de agosto de 2010, em celebração presidida por dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel.

Em Manaus, no Amazonas, tomou posse com bispo auxiliar da Arquidiocese manauara també em 2010, no dia 12 de setembro. Esse ano, com a saída de Dom Roque Paloschi, que assumiu a Arquidiocese de Porto Velho (RO), Dom Mário foi chamado pelo Vaticano para assumir a Diocese de Roraima. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco Papa Francisco no dia 22 de Junho.

Ele possui mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, na Itália, e tem como lema episcopal “Testemunhar e Servir”.