Entretenimento

Festejo terá competição esportiva indígena e atrações musicais

Durante três dias, de 30 de novembro a 2 de dezembro, ocorre o tradicional Festival do Beiju, na comunidade indígena Tabalascada do município do Cantá. Com programação esportiva, corrida de cavalo, campeonato de futebol society masculino e feminino, a dança do Parixara e defumação com Maruai, que dá boas-vindas às lideranças e aos presentes.

A comunidade fica no sudeste do estado, localizada na rodovia 432. Na ocasião, haverá a inauguração do Prado Alderísio Pereira, barraquinha com comidas típicas e escolha da rainha do evento. O festival contará com a participação de Eduardo Laranjeira como locutor.

A noite cultural terá apresentações de boi-bumbá, roda de capoeira, hip hop e grupos musicais.

No palco do festival, haverá apresentações de bandas locais como Forró do Mulambo, Forrozão Bixo de Pé, Forró dos Primos, Forrozão Sacolejo, Zerbine Araújo e Paçoquinha, Forró do Patrão e Xote Oficial.

O evento é um dos tradicionais festejos realizado na comunidade e reúne moradores e visitantes. A região possui cerca de 60 famílias.

De acordo com a organização, a comunidade tem a expectativa de reunir mais de 500 participantes, oriundos das comunidades indígenas adjacentes do município de Cantá, Bonfim, Boa Vista e demais localidades do Estado.

O festival do Beiju é um evento criado todo ano para mostrar a cultura e a produção agrícola da Comunidade Indígena Tabalascada. Um diferencial do evento são as competições indígenas, entre elas, arco e flecha, corrida com tora, comer mais beiju e cabo de guerra.