Entretenimento

Feira Literária promove encontro de alunos com escritores de Roraima

I Feira Literária da Escola Estadual em Tempo Integral Maria das Dores Brasil, foi iniciada ontem, dia 26 e vai até amanhã, dia 28

Com o objetivo de disseminar a literatura local e clássica, a Escola Maria das Dores Brasil realiza a I Feira Literária, proporcionando momentos de aprendizagem, ampliando a compreensão do mundo por meio do contato com vários autores e a leitura e análise de suas obras. O colégio fica na Avenida das Guianas, bairro 13 de Setembro, zona Sul de Boa Vista.

Os estudantes tiveram um contato direto com a poeta Eli Macuxi e o escritor Ricardo Dantas, onde puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre literatura. O projeto visa leituras indicadas pelo vestibular da Universidade Federal de Roraima e oportuniza a estudantes, professores, técnico-administrativos e comunidade, um bate-papo sobre literatura, ofício de escritor e seu processo de criação.

Segundo a professora da Escola Maria das Dores Brasil e mestre em Literatura Vivian Carreiro, a ideia surgiu a partir de um outro projeto chamado Sarau Literário Cultural e que a proposta é fazer com que os estudantes demonstrem mais interesse pela leitura e com isso descobrir os talentos nas comunidades.

“O objetivo é preparar os alunos também para o mercado de trabalho, para a formação deles. Como a escola já tem um contato muito bom com os autores locais, nós trouxemos eles para fazer palestras , os alunos fizeram a leitura, conversaram com os autores e a partir dessas análises vão apresentar para outros alunos da escola”, explicou.

Além da literatura local, os alunos também terão acesso a literaturas clássicas que serão “O Mulato” e “Inocência” e “O Quinze” de Raquel de Queiroz que também são leituras para o vestibular.

Para a estudante do 3o ano, Gabrielly Reis, a Feira Literária está sendo de extrema importância para os alunos, principalmente pelo fato de que esses textos já vinha sendo trabalhado antes caírem no vestibular. “Nós também sabemos que a literatura não é só leitura, mas também é poesia, é arte, é música, é dança, então isso é muito bom para a gente, trazer esse projeto para dentro da escola”, contou.

Uma das palestrantes, Eli Macuxi relatou que para o autor vir falar dos textos para estudantes é também uma possibilidade de confrontação. “O leitor pode identificar o que ele entendeu, o que o autor quis dizer e perceber as nuances dessa comunicação e os ruídos que podem ter acontecido nesse processo de leitura interpretação. Acho que é isso que uma feira como essa acaba tornando a experiência do aluno muito rica”, relatou.

“A visão que tenho de um evento como este é a evolução da sociedade porque são profissionais preocupados com o futuro dos alunos e eles estão abraçando isso com a consciência de que vai contribuir tanto com a formação ideológica e de seu caráter, como também o futuro profissional”, finalizou o escritor Ricardo Dantas que também participou do projeto por ser autor do livro ‘Meia pata’, uma das obras roraimenses que também foram fontes para questões do vestibular.