Cotidiano

Falta de energia causa prejuízo a comerciantes de Pacaraima

Eletrobras diz que restabelecimentos ocorrem dentro dos padrões de atendimento, não havendo necessidade de ligar geradores

Comerciantes de Pacaraima, na região norte do Estado, protocolaram junto à Associação Comercial do município um ofício pedindo esclarecimentos da empresa responsável pela usina que fornece energia à cidade, em razão das constantes oscilações e da inoperância dos dois geradores instalados na localidade e que não estariam sendo acionados quando o fornecimento de energia é suspenso.

Segundo o presidente da Associação Comercial, João Kleber, o contato já foi feito com o responsável pelos transformadores, mas nada foi resolvido. “São inúmeras suspensões de energia durante a semana e tem dia que falta [energia] até três vezes, tanto no período do dia quanto à noite. Os comerciantes que possuem açougue, supermercados e a venda de gêneros perecíveis estão tendo diversos prejuízos com a perda de seus produtos. O problema em si já é antigo, mas o que nos motivou a realizar essa cobrança é justamente saber por qual razão não são acionados os geradores, e a população e os comerciantes ficam por várias horas sem o fornecimento de energia”, disse.

O principal questionamento dos comerciantes é justamente cobrar a operacionalização dos geradores que se encontram em pleno funcionamento e não são acionados quando ocorrem as oscilações e a suspensão de energia por várias horas. “A explicação do responsável pelo parque gerador é que se torna inviável para a empresa contratar um operador de motor, alegando inclusive ser desnecessário deixar este profissional de sobreaviso”, ressaltou.

João Kleber relatou ainda que, além da suspenção de energia causada por problemas técnicos na Venezuela, outro fator que tem contribuído para isso são as centenas de postes de energia de madeira espalhados por vários bairros do município.

ELETROBRAS – Em nota, a Eletrobras Distribuição Roraima informou que os últimos desligamentos ocorridos no município de Pacaraima foram oriundos de perturbações isoladas do sistema de Pacaraima, com o tempo de restabelecimento dentro dos padrões de atendimento, não havendo necessidade de ligação de geração térmica disponível no município.

A Distribuidora informou ainda que tem realizado manutenções na rede elétrica do município periodicamente, entre elas, substituição de postes de madeira por concreto, porém a substituição de todos os postes ainda não foi possível devido à necessidade de melhoria na rede elétrica que está sendo programada, visando a diminuição dos transtornos e desligamentos de energia no município. (R.G)

Comerciante disse que, quando falta energia, vendas são suspensas

O proprietário de um açougue, Assis de Araújo, disse que no período em que falta energia as vendas são suspensas em virtude dos equipamentos ficarem inoperantes. “As serras de cortar carne, balanças e outros equipamentos inutilizados durante todo o período da falta de energia e a população deixa de realizar a compra. Não só no açougue, mas praticamente toda a cidade para. Nossa cobrança principal é quanto ao funcionamento imediato dos dois geradores que estão localizados no quartel do Exército e não são interligados quando ocorre essa suspensão. Quando falta energia, eu desligo as câmaras frigoríficas até o restabelecimento seguro, evitando prejuízo com a perda da carne”, relatou. (R.G)