Cotidiano

Falta de ajuda pode parar projeto

Acolher pessoas que sofrem ou procuram ajuda para se livrar da dependência do álcool e de outras drogas. Esse é o objetivo do Projeto Impacto, idealizado pelo Centro Evangelístico Internacional, uma igreja do Rio de Janeiro. 

Em Roraima, o projeto é desenvolvido há cerca de seis meses na sede do Centro, em uma chácara situada no bairro Operário. Para se manterem funcionamento, o projeto precisa de doações.

O Impacto foi criado por iniciativa do pastor Nilton Júnior, que já havia trabalhado no Rio de Janeiro junto a jovens favelados. Chegando à Boa Vista e após ministrar palestras sobre a dependência química, percebeu a necessidade de instalar um projeto que ajudasse os dependentes e, consequentemente, as famílias.

Atualmente, 35 pessoas são atendidas pelo projeto. Em maioria, jovens de 18 a 25 anos. Para participar, os interessados passam por triagem no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que os encaminha ao Centro.

“Hoje eles batem no portão pedindo ajuda. Meninos com menos de 18 anos já vieram aqui, mas não recebemos público menor de idade”, informou o pastor.

William Oliveira da Silva, de 26 anos, participa do projeto há dois meses. É sua 15º internação. Ele entrou no mundo das drogas inicialmente por curiosidade, aos 11 anos, influenciado por amigos. Durante esses 15 anos, a depressão e a criminalidade estiveram lado a lado.

Além de cumprir pena na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) por assalto à mão armada, por diversas vezes tentou tirar a própria vida. Desde que começou a frequentar o Impacto, Silva, que é pai de duas meninas, contou que tem mudado hábitos, comportamento e a maneira de ver a vida.

“A Bíblia diz que há dois caminhos e hoje eu vejo isso. Poucos tentam se reabilitar. Agradeço a Deus por ter minha família ao meu lado e a todos que nos ajudam a permanecer aqui por meio das doações”, disse.

Jardeilson Ribeiro, de 33 anos, chegou ao Centro há cinco dias por recomendação do diretor espiritual da Fazenda Esperança, onde passou os últimos dois anos. Sentindo a rotina dos dias, ele começou a perder o foco e, atendendo ao conselho do diretor, agora está no Projeto Impacto, como responsável pela organização da casa.

Enquanto esteve na Fazenda, Ribeiro entendeu que o uso de drogas é o último dos problemas. “O diretor dizia que quem estava lá pra se livrar da droga estava no lugar errado. Lá, trataríamos hábitos e comportamentos que nos levavam até ela”.

Ribeiro destaca que ficar longe das drogas é um processo que precisa ser exercitado diariamente. Ao reconhecer que foi doente, procura não se expor para evitar possível recaída. “Não quero mais isso pra mim”, frisou.

DOAÇÕES – Utilizando o conhecimento adquirido na área de panificação da Fazenda Esperança, Ribeiro ensina os participantes a fazer biscoitos como terapia ocupacional. A carência de ingredientes, entretanto, dificulta o trabalho.

A ideia é vender produtos para ajudar o funcionamento do projeto. Empresários que tiverem interesse em colaborar com qualquer tipo de doação podem entrar em contato com o Centro Evangelístico pelos números 99153-1317 e 98119-9699, ou se dirigir a sede, na Rua General Bento Gonçalves, 120, bairro Operário, zona Oeste de Boa Vista.

Atendimento psicossocial acontecerá às sextas-feiras

Por entender que as drogas desestabilizam e desagregam famílias, o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) firmou parceria com o Centro Evangelístico Internacional cedendo equipe psicossocial para atender dependentes químicos e suas famílias. O atendimento acontecerá todas as sextas-feiras, a partir das 10h, na sede do Centro, na Rua General Bento Gonçalves, 120, bairro Operário, zona Oeste de Boa Vista.

Durante as próximas sextas-feiras, os atendimentos aos dependentes e familiares serão realizados por uma assistente social e uma psicóloga. Além disso, palestras e rodas de conversa, para que os participantes exponham suas ideias. “A importância das famílias no apoio a essas pessoas é fundamental”, disse a assistente social Lielma Tavares. (A.G.G)