Polícia

Facção comandava traficantes de dentro da Penitenciária Agrícola

Uma mulher foi apontada como cabeça do grupo, que recebia ordens de presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo

Equipes do Núcleo de Inteligência e do Grupo de Resposta Tática (GRT) da Polícia Civil de Roraima, após receberem denúncia anônima, monitoraram e conseguiram prender, no fim da tarde da quinta-feira, 16, um bando de traficantes ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital). Toda a ação do grupo era coordenada por presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), que são membros da organização criminosa. 

Seis pessoas foram presas: Dejaniere Vasconcelos Vital, vulgarmente conhecida como “Puti”, Deyvison Vasconcelos Baralho, José de Lima Bezerra, Derikson Soares Sousa e Sirlei Gonçalves de Abreu e o adolescente M. M. M. J.

A partir das investigações, a Polícia Civil descobriu que os traficantes atuavam em diversos bairros da cidade. O levantamento feito pelos policiais constatou que presos organizavam o tráfico de drogas em Boa Vista utilizando uma rede de traficantes subordinada a eles. Fora do presídio, foi descoberto que Dejaniere, a única mulher da quadrilha, exercia comando sobre os demais, sendo responsável por receber a droga e distribuir para as chamadas bocas de fumo do PCC, após determinação de presos.

Na tarde do dia 16, as equipes passaram a monitorar os elementos e ficou constatado um fluxo frequente de possíveis compradores de drogas na casa de Dejaniere, tendo sido feita abordagem a um deles no momento em que saía da residência. O elemento portava um invólucro de substância aparentando ser cocaína.

O homem confirmou ser usuário de drogas e que havia adquirido o entorpecente com Deyvison, que tem relação direta com a líder do grupo. Com base nas observações e percebendo que poderia prender os suspeitos em flagrante, as equipes policiais entraram na casa de “Puti” e Deyvison, que fica na Rua Xandico Lima, bairro Mecejana, zona Oeste, onde prenderam outras três pessoas. Nas buscas foram encontradas grandes quantidades de droga, como LSD, skunk, ecstasy e cocaína, além de balança de precisão e uma pistola 380 de fabricação americana. Todo o material foi apreendido e levado para a delegacia.

Os envolvidos receberam voz de prisão, foram conduzidos e apresentados à autoridade policial do 2º Distrito Policial para os procedimentos de flagrante e, em seguida, submetidos a exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML). Os elementos serão levados para audiência de custódia com a Justiça. (J.B)