Geral

FUER anuncia que Jogos Universitários de Roraima será disputado de 4 a 12 de maio

Os atletas interessados em participar dos JURs devem ficar atentos ao prazo de inscrições, que encerram no dia 2 de maio, para as modalidades individuais e coletivas, nos naipes Masculino e Feminino

Os Jogos Universitários de Roraima (JURs) deste ano serão disputados de 4 a 12 de maio, segundo informou a presidente da Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER), Elaine Morelato. Os atletas interessados em participar dos JURs devem ficar atentos ao prazo de inscrições, que encerram no dia 2 de maio, para as modalidades individuais e coletivas, nos naipes Masculino e Feminino.

“Seguindo uma diretriz da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), estamos divulgando nosso calendário junto com o da Confederação e dentro desse calendário da CBDU tem os espaços e datas destinados ás federações fazerem suas etapas estaduais. A nossa será de 4 a 12 de maio”, disse.

A competição é classificatória para a Etapa Nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que este ano será disputado em Maringá-PR.

Vale lembrar que os atletas das provas individuais deverão conquistar o índice nacional estipulado de acordo com sua modalidade, para então participar da Etapa Nacional.

Para se inscrever, os atletas devem baixar a ficha de inscrição no site da FUER (fuer.cbdu.org.br), imprimir, preencher e entregar o documento para a FUER, devidamente assinado por um representante legal da sua Instituição de Ensino Superior (IES).

A etapa estadual dos Jogos corre de 4 a 12 de maio com disputas nas modalidades esportivas e paradesportivas de atletismo, badminton (individual e dupla), basquete 3×3, jogos eletrônicos, judô, natação, natação paradesportiva, taekwondo (categorias olímpicas), tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Elaine afirmou que esse ano o JUBs mudou seu formato de disputas atendendo uma determinação da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e, se antes o JUBs acontecia em duas semanas, passará a ser disputado em apenas uma semana.

“Estas mudanças foram em função dos cortes de recursos no Ministério dos Esportes e tivemos que nos adaptar a essa realidade e disputar a competição em uma única semana. Antes disputavam primeiro os esportes individuais e depois os esportes coletivos, agora são todos na mesma semana”, afirmou.

Por essa razão, segundo Elaine, as disputas das etapas estaduais serão antecipadas para que os atletas possam se mobilizar e comprar suas passagens.

“Nosso regional será no começo de julho, no Pará, e será classificatória de apenas três equipes em cada uma das quatro etapas regionais do Brasil, totalizando 12 equipes por modalidade para disputar o JUBs que este ano será em Maringá-PR”, afirmou.

Pelo calendário oficial da CBDU a Conferência Regional Norte vai ser disputada de 2 a 7 de julho no Pará, por atletas das instituições de ensino dos estados do Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre, Amapá e Tocantins.

As demais conferências regionais da CBDU são: Centro, disputadas por equipes dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santos, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal.

A regional Sul será disputada por equipes de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Já a regional Nordeste será disputada com equipe da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Sergipe, Alagoas e Piauí.