Geral

FRK realiza II Boa Vista Open de Karatê neste final de semana

A temporada 2018 do Karatê roraimense está oficialmente aberta. Neste sábado (10), a partir das 18h30 e domingo (11), às 8h30, no Ginásio Hélio Campos, a Federação Roraimense de Karatê (FRK) realiza o II Boa Vista Open de Karatê, primeira competição do ano e que contará pontos para o ranking nacional.

De acordo com o presidente da FRK, Oberlan Jones, já confirmaram participação na disputa, 65 atletas de diferentes academias e associações de Roraima, Manaus, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, que disputarão as modalidades de kata (forma) e kumite (luta).

Muito mais que botar à prova os primeiros meses de treinamento ou conquistar medalhas e troféus, os caratecas estão mesmo é de olho em somar pontos no ranking nacional.

“Como essa competição faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Karatê, ou seja, do circuito nacional, as categorias especiais de faixa preta adulto como a Sênior, contarão pontos para o ranking nacional. Então aqueles atletas que estão tentando subir degraus por uma vaga nas Olimpíadas de 2020, poderão somar esses pontos”, explicou Jones.

E já tem carateca de olho nessa corrida. O roraimense Vinnicius Silva, do Instituto Bushido, foi medalha de bronze na categoria Kumite Especial –faixa preta, no Open Nacional do Espírito Santo, realizado no fim de fevereiro, na cidade de Venda Nova do Imigrante.

“Essa foi a primeira competição do circuito nacional. Nós já começamos bem a temporada. No fim de março já tem o Regional, classificatório para a final do Campeonato Brasileiro. Nós levaremos um bom número de atletas e a expectativa é de conquistar muitas medalhas para Roraima”, destacou o presidente da FRK.

Outro destaque é Kelly Cristina, que no ano passado participou de seletivas para o brasileiro e por pouco não entrou na seleção brasileira. “Estamos confiantes que esse ano ela manterá o ritmo. Nós vamos lutar para que outros atletas possam chegar à seleção brasileira de Karatê”.

Em 2018, eles e outros atletas estarão em ação em pelo menos seis competições do circuito roraimense. No final de março, uma delegação da FRK, participa do Campeonato Brasileiro Regional em Belo Horizonte, que classifica os três melhores atletas de cada categoria para a fase final, em outubro, em Santa Catarina.

“Em 2017 passamos por uma fase de reestruturação e reorganização da modalidade aqui no Estado. Hoje temos muita gente empenhada em trabalhar pelo crescimento da modalidade. Traçamos metas e já estamos iniciando com o II Open e nós convidamos todos que amam artes marciais a prestigiar, lembrando que não paga nada. A entrada é franca”.