Geral

FRFS divulga calendário de eventos com 40 competições e novidades para 2018

Entre as novidades para o próximo ano está a tentativa de realização da I Maratona de Futsal da categoria Adulto Masculino que acontece nos meses de maio e junho em Boa Vista

O Departamento Técnico da Federação Roraimense de Futsal (FRFS) divulgou o calendário tentativo de 2018 com 40 competições locais e muitas novidades começando as atividades em fevereiro com a realização da II Supertaça da categoria Adulto Masculino e encerrando em dezembro com o I Campeonato Roraimense da Categoria Sênior. 

Entre as novidades para o próximo ano está a tentativa de realização da I Maratona de Futsal da categoria Adulto Masculino que acontece nos meses de maio e junho em Boa Vista; I Campeonato Roraimense da categoria Sub-7 Masculino que está previsto para os meses de maio e junho com jogos em Boa Vista e nas cidades sede dos participantes; I Circuito Estadual de Futsal das categorias Sub-20 Masculino e Feminino e da categoria Adulto Masculino e Feminino além do I Campeonato Roraimense da categoria Sub-10 Feminino.

O presidente da FRFS, Osmar de Matos, informou que a intenção da entidade salonista é iniciar as competições já a partir do dia 6 de fevereiro com a II Supertaça da categoria Adulto Masculino.

“Mas essa definição não depende da Federação, mas dos clubes envolvidos e as datas de início das competições serão definidas durante o Congresso Técnico que vamos realizar na terceira quarta-feira de janeiro, como sempre fazemos todos os anos”, disse.

Neste caso, a terceira quarta-feira de janeiro é dia 18 e o encontro com os presidentes, treinadores e representantes das equipes salonistas deve acontecer na Univir (Universidade Virtual de Roraima), como aconteceu em anos anteriores. “Mas ainda não está definido que será na Univir este ano, assim que definir vamos divulgar”, disse Osmar de Matos. “A FRFS formata o calendário com a intenção de realizar todas as competições, abre o período de inscrições e aguarda a intenção dos clubes de participar, se der o número suficiente previsto no Regulamento Geral das Competições, realizamos o evento. Os clubes é que definem se haverá ou não a competição proposta pela Federação, se tem interesse de participar e assume o compromisso de competir”, disse.

Em relação às competições que pretende realizar pela primeira vez, Osmar informou que a I Maratona de Futsal da categoria Adulto Masculino que também depende da participação dos clubes. “Como o nome já diz, é uma maratona é uma sequência de jogos com maior número de equipes e horas jogadas possível, mas precisamos no mínimo de 36 clubes inscritos. Já constamos no calendário em outros anos e não reunimos condições para fazer pela falta de equipes suficientes, mas estamos novamente propondo e a esperança de ver essa competição se renova”, frisou.

A ideia é reunir mais de 36 times e iniciar a competição numa sexta-feira à noite e de forma ininterrupta realizar as finais no domingo.

“A intenção é realizar essa competição com a maior hora de futsal contínua. Termina um jogo começa outro e vai pela madrugada e amanhece o dia e os jogos continuam até a final”, afirmou.

Sobre o I Campeonato Roraimense da categoria Sub-7 Masculino, Osmar classificou com a caçula da FRFS. “A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) abriu essa categoria e a FRFS não poderia deixar de prestigiar essa garotada que está iniciando no futsal e vamos realizar a competição estadual que garante vaga para o campeão representar o Estado no nacional”, afirmou.

Já o Circuito Estadual de Futsal da categoria Sub-20, Masculino e Feminino, o presidente da FRFS explicou que a ideia é levar o a competição para os municípios do interior do Estado.

“São torneio curtos, realizados durante um dia ou um final de semana. Já realizamos torneios assim em Boa Vista com as categorias, Sub-13, Sub-15 e Sub-17 e a intenção é levar essa competição para os municípios do interior e fortalecer o futsal, mas para isso precisamos fechar parcerias com as prefeituras que possam custear as despesas da competição”, disse.

Confira o calendário tentativo da FRFS para 2018