Cultura

Exposição mostra fotografias e material usado em esportes aquáticos

A exposição ocorre nos dias 23 e 24 de fevereiro no Roraima Garden Shopping, a partir das 18 horas. A entrada é franca

Banhada pelas águas do Rio Branco, Cauamé e lagos naturais, Boa Vista é o cenário perfeito para a prática de esportes aquáticos. Com ventos abundantes e calor que dura o ano todo, praticar esportes ao ar livre como um passeio de stand up paddle (SUP), caiaque, wakeboard ou kitesurf são opções para o verão.

Foi pensando nisso que os empresários Victor Matheus Mattos, da Roraima Sup, e Uailan Lobato Melo, do Cruviana Backpackers Hostel, montaram a exposição “Esportes Aquáticos em BV”, que acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro, no Espaço Garden do Roraima Garden Shopping, a partir das 18 horas. Além de o público poder conhecer de perto os equipamentos desses esportes, a exposição apresentará nos dois dias de evento os benefícios e as opções destas práticas em Boa Vista.

Durante a exposição, os visitantes também participarão de um sorteio de um passeio de stand up paddle, com direito a acompanhante, pelas praias da nossa capital. A entrada é gratuita e é para todas as idades.

“A ideia é divulgar a variedade de esportes que são praticados ao ar livre nos rios e lagos da cidade, vamos expor os materiais usados em diversas modalidades, entre eles, o kitesurf, que está em alta nessa temporada já que no verão venta bastante. Além dele, também fazem parte da exposição o Sup, os caiaques e wakeboard, uma oportunidade de entender como funciona cada esporte e quais são os benefícios físicos e mentais, porque são esportes que tem ligação direta com a natureza”, explicou Matheus.

Kitesurf

O esporte aquático utiliza uma pipa chamada pelos praticantes de kite, uma prancha com ou sem alças. A pessoa, com a pipa presa à cintura através de um dispositivo chamado trapézio, coloca-se em cima da prancha, comanda o kite com a barra, e sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge a pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue se deslocar escolhendo um trajeto, pegando ondas ou realizando saltos.

Wakeboard

O Wakeboard surgiu na década de 80, nos Estados Unidos, como uma alternativa ao surf para os dias de pouca onda. Nessa época, alguns surfistas passaram a colocar alças nas pranchas para prender os pés e serem puxados por barcos. A primeira prancha foi criada na década de 80 pelo surfista Tonny Finn, de San Diego/CA.

Sup

Stand Up Paddle Boarding, ou SUP, é um esporte aquático variante do surf, no qual o praticante em pé numa prancha, usa um remo para se mover através da água.

Sua origem é vinda das Ilhas Havaianas. No começo da década de 1960, os Beach Boys de Waikiki deram origem ao termo “Beach Boy Surf” quando estavam em suas pranchas compridas remando com remos de canoa, com o objetivo de tirarem fotos para os turistas que aprendiam a surfar.

Caiaque

O caiaque é uma pequena embarcação a remos utilizada para lazer, transporte e competições. Na vertente desportiva compreende várias modalidades como velocidade, slalom, adaptada, descida, maratona, oceânica, onda, polo, rafting e rodeio.

Esta embarcação começou a ficar famosa a partir da década de 1970, criada na Groelândia quando os programas de televisão começaram a divulgar os esportes radicais.

Serviço:
Exposição de Esportes Aquáticos em BV
Data: 23 e 24 de fevereiro
Hora: partir das 18 horas.
Local: Espaço Garden do Roraima Garden Shopping
Entrada Franca