Cotidiano

Exército realiza operação e percorre fronteiras do estado. Confira galeria

A última vez que a patrulha do exército esteve naquela localidade ocorreu há 19 anos

Vinte e sete integrantes de todas organizações militares (quartéis) de Boa Vista e do 1º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Manaus, percorreram 992 km de viatura e 164 km a pé de fronteira durante a Operação Monte Caburaí.

A operação teve a finalidade de realizar os patrulhamento dos marcos fronteiriços no ponto mais setentrional do território nacional levando a presença do Estado Brasileiro um dos pontos mais ermos do Brasil. A Operação Monte Caburaí teve a duração de 13 dias e findou nesta quinta-feira (07) com a chegada dos militares.

Durante a execução houve a necessidade da presença de um intérprete indígena do 6º Pelotão Especial de Fronteira (6º PEF), Soldado Semeão, da etnia Ingarikó em comunidades visitadas que não falavam a língua portuguesa.

Segundo o General Gustavo Henrique Dutra de Menezes, Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, a última vez que patrulha esteve naquela localidade ocorreu há 19 anos. Na ocasião, foi realizado o hasteamento do pavilhão nacional materializando a presença do Estado naquela região.

“A presença dos militares naquela área longínqua representa a capacidade do Exército Brasileiro, por meio de seus integrantes, de manter imaculada as fronteiras brasileiras, bem como a possibilidade de manter o treinamento dos militares no ambiente de selva e o sentimento de brasilidade” relatou.