Política

Exército implantará posto de triagem na fronteira e articula a ampliação e criação de novos abrigos

Governo Federal já destinou R$ 190 milhões para o comitê que administra a crise imigratória em Roraima

A gerência da crise imigratória, que antes se concentrava nas mãos do Governo do Estado, agora é de reponsabilidade do Governo Federal. Ainda no mês de fevereiro, foi publicado no Diário Oficial da União, a criação de um comitê interministerial, encabeçado pelo Ministério da Defesa e a Casa Civil com a participação de mais dez pastas da estrutura do Executivo Federal. 

Em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, no domingo, dia 25, o coronel do Exército Brasileiro, Evandro Itamar Lupchinski, falou sobre o trabalho que o comitê, que tem o general Pazuelo do Exército Brasileiro como coordenador, vem fazendo em Roraima para administrar a crise imigratória.

Quanto às atividades do Exército em Roraima, Lupchinski destacou que foram dividas em duas vertentes. A primeira é o reforço na fronteira em Pacaraima. “Nós viemos para reforçar esse trabalho que já vinha sendo feito pelo Exército aqui em Roraima. Estamos na fronteira fazendo a triagem destes imigrantes”, explicou.

A segunda vertente é a acolhida, que prevê a criação de uma barreira sanitária em Pacaraima para a vacinação dos imigrantes. “Em seguida eles devem ser encaminhados para abrigos que agora são de responsabilidade do comitê”, explicou.

O coronel relatou ainda que o objetivo é diminuir a presença de venezuelanos nas ruas da cidade. “Criamos o abrigo da Avenida Carlos Pereira de Melo com essa intenção, retirar aqueles imigrantes que estavam ocupando a Praça Simón Bolívar. Ainda não conseguimos ter um impacto positivo, pois o fluxo é muito grande. Quando retiramos alguns de lá, outros que acabaram de chegar ocupam o local, mas para sanar este problema de vez, a solução é novos abrigos, que serão criados conforme a demanda”, detalhou.

RECURSOS – Ele lembrou que o Governo Federal destinou para as atividades do comitê R$ 190 milhões, que devem ser geridos pelo Ministério da Defesa. “Com esse recurso pudemos comprar um container banheiro para atender o abrigo da Avenida Carlos Pereira de Melo, gerido por nós em parceria com a Organização das Nações Unidas. Uma empresa foi licitada, esse container está em alguma parte do país e logo vai chegar aqui”, explicou ao ressaltar que outras ações ainda serão feitas com o restante do recurso.