Polícia

Exército em RR apreende vasto material em garimpos ilegais

Pistas de pouso clandestinas foram interditadas

A 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª.Bda.Inf.Sl) divulgou nesta segunda-feira, 30, resultados da Operação Curaretinga XI, realizado nas calhas dos rios Uraricuera e Mucajaí, durante o período de 21 a 27 de abril.

Segundo o Exército, foram apreendidos embarcações, motores de popa, motobombas, compressores, roupas de mergulho, geradores e grande quantidade de combustível. Além do material apreendido, o Exército Brasileiro interditou pistas de pouso clandestinas e balsas.

“Os resultados da Operação Curaretinga foram significativos e imputaram considerável prejuízo à logística que apóia os garimpos da região”, destacou a Brigada.

A Operação Curaretinga ainda teve uma vertente social de apoio humanitário e se estendeu pelas comunidades adjacentes aos Pelotões Especiais de Fronteira do Exército, onde foram realizados cerca de 500 atendimentos médicos e odontológicos, bem como distribuição de 600 medicamentos e a realização de 100 exames laboratoriais.

A nota do Exército também ressaltou sobre a Operação Controle, “que reforçou a fiscalização na faixa de fronteira com mais de cinco mil vistorias realizadas pelos militares do Exército, visando combater o ilícito transfronteiriço e contribuir com a Operação Acolhida na orientação dos imigrantes venezuelanos, que entraram no país”.

Com informações da 1ª.Bda.Inf.Sl