Cotidiano

Exército conclui novo envio de venezuelanos para quatro cidades

Com essa nova etapa, sobe para 820 o número de imigrantes voluntários encaminhados para outros Estados

O Exército Brasileiro, por meio da Força-Tarefa Logística Humanitária, concluiu nesta terça-feira, 24, o encaminhamento de mais 130 imigrantes contemplados no novo processo de interiorização de venezuelanos no país, o quinto realizado desde o início deste ano.

 

“É importante mencionar que essa é uma medida do Subcomitê da Casa Civil da Presidência da República, que é apoiado por algumas agências das Nações Unidas, como o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e a Organização Internacional para Migração (OIM). Esse pessoal é quem faz seleção dos voluntários e tiveram imigrantes selecionados de todos os abrigos, com exceção apenas do Centro de Referência do Imigrante (CRI) do bairro Pintolândia, que é mais direcionado para acolher os indígenas”, afirmou assessor de Comunicação da Força-Tarefa no Estado, Tenente-Coronel Souza Filho

 

Conforme Souza Filho, os trabalhos da nova etapa foram iniciados ainda na madrugada, por volta das 3h15. Todo o percurso, desde a chegada do ônibus ao embarque dos voluntários no Aeroporto Internacional da Capital, foi minuciosamente estudado, até para não atropelar as demandas de segurança da Base Aérea de Boa Vista (BABV).

https://www.youtube.com/embed/LFmNNH6-O3g?ecver=1 ” frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen>

 

“Eles foram levados ao aeroporto, em três deslocamentos para ser mais exato, e lá foram feito os trabalhos de check-in desses voluntários. O embarque foi finalizado por volta das 7h40 e o vôo decolou por volta das 8h20”, complementou.

 

Os imigrantes serão encaminhados para quatro cidades: Brasília, Cuiabá, Rio de Janeiro e São Paulo. Com as etapas anteriores, o Exército já realizou o encaminhamento de 820 venezuelanos, segundo informou o segundo o tenente-coronel Souza Filho.

 

“É importante frisar que esse é um processo que é voluntário, tanto por parte das cidades que vão acolher os venezuelanos, quanto pelos próprios imigrantes. Há toda uma parte do subcomitê para conversar com essas pessoas, apresentar para eles as oportunidades que vão surgir e também trabalhar essa conversa junto com os governos locais, as cidades, para que elas possam ter uma estrutura que possa absorver esse pessoal”, salientou.

 

Questionado sobre a realização de etapas futuras, o militar informou que novos envios devem ser realizados, mas que todo o cronograma é de responsabilidade da Casa Civil da Presidência da República, cabendo ao órgão determinar quando essas ações devem ser executadas.

 

“Os planejamentos permanecem. O processo de interiorização deve permanecer constante, só que não há uma previsão de datas, devido à gerência desse procedimento estar subordinada a um subcomitê específico. É ele que possui o planejamento e só nos informam quando todos os trabalhos estão finalizados, para que nós possamos apoiá-lo”, pontuou.  

 

NOVOS ABRIGOS  – A reportagem da FolhaWeb também questionou o assessor da Força-Tarefa sobre a montagem de novos abrigos. Sobre esse assunto, o Tenente-Coronel Souza Filho disse que o andamento das atividades depende agora das condições climáticas do Estado.

 

“Os trabalhos estão bem adiantados, o Rondon 2 está sendo construído aqui na capital e o segundo abrigo de Pacaraima vai funcionar junto ao Posto de Recepção e Triagem da Fronteira, para atender as demandas de venezuelanos que adentram no país”, concluiu.