Cotidiano

Ex-juiz refugiado venezuelano fará palestra na UFPE

A convite da Universidade Federal de Pernambuco, o músico e ex-juiz federal venezuelano Oswaldo José Ponce Peres, de 52 anos, fará uma palestra na próxima segunda-feira, 7, sobre o livro de sua autoria que fala de direito jurídico e psicanálise que está em fase de conclusão, além de uma apresentação artística que fará em conjunto com sua filha, que o acompanhará na viagem.

Oswaldo Ponce ficou conhecido após contar sua história na Folha, em setembro do ano passado, detalhando as circunstâncias de sua vinda para Roraima, buscando refúgio. Depois disso, várias pessoas entraram em contato com ele procurando saber mais detalhes de sua atuação como juiz federal na Vara Criminal na cidade de Caracas, na Venezuela, e as perseguições políticas que sofreu no país, até sua vinda em definitivo para Roraima em 2015.

“Agradeço imensamente o convite da Universidade Federal de Pernambuco. Primeiro vou fazer uma palestra para os acadêmicos de Direito e para a comunidade jurídica internacional, sendo a primeira voltada ao lançamento de meu livro que deve acontecer em breve e, na segunda parte, vou realizar uma apresentação artística juntamente com minha filha”, explicou.

É das apresentações artísticas nas praças e ruas de Boa Vista que ele e a filha garantem o sustento da família. “Isso despertou o interesse de várias pessoas em todo o país, através da história que foi relatada pela Folha”, comentou.

O ex-juiz federal frisou que a palestra que ministrará terá como foco principal a discussão e debate sobre a divulgação de estudos voltados à área jurídica. “Detalho nesta obra as causas das expressões sociais de vários fatos que acontecem na sociedade e as várias alternativas que englobam todo este contexto sob a análise jurídica e, claro, saber por qual razão estes fatos recebem a indignação e provocam a reação do povo frente a estes problemas que assolam a Venezuela. Precisamos sugerir através desta análise quais ferramentas seriam possíveis com base neste estudo englobando a psicanálise junto às relações sociais”, comentou.

“Encontrei na música uma forma de esquecer a humilhação”, diz refugiado

Ao chegar a Roraima, fugindo da perseguição política, Oswaldo Ponce encontrou na música uma maneira digna de sustentar a família. “Não posso ignorar a vida satisfatória que vivi na Venezuela junto com meus familiares, onde deixei tudo para trás, e aqui recomecei tudo novamente. Encontrei na música uma forma de esquecer as tristes lembranças da perseguição que passei, esse momento de humilhação. Assim, além de alegrar as famílias que me receberam muito bem, junto com minha filha que me acompanha nas apresentações, recebo de forma justa o dinheiro que auxilia na nossa alimentação e no pagamento de nosso aluguel”, comentou. (R.G)