Política

Ex-governador afirma que PSDB terá candidato nas eleições de 2016

Anchieta Júnior afirmou que o partido poderá ter candidato próprio ou apoiar outra sigla, como o PDT de Abel Galinha

O PSDB, sigla comandada, no Estado, pelo ex-governador José de Anchieta Júnior, terá candidato nas eleições municipal da Capital do próximo ano. A afirmação é do próprio presidente do Partido da Social Democracia Brasileira depois de ver seu nome ser especulado como possível pré-candidato a prefeito de Boa Vista em 2016.

Ao responder sobre essa possibilidade, Anchieta disse que “qualquer cidadão que esteja filiado a um partido político, seja ele maior de idade e que esteja quite com a legislação eleitoral, pode se habilitar a ser candidato a prefeito em qualquer município do Brasil”.

Ele falou que não está se articulando para essa possível candidatura, mas que está atuando apenas como observador da política local, e leva na bagagem a experiência de ter sido gestor estadual por seis anos e três meses. “Nossa capital tem 60% da população do Estado e as ações do meu Governo foram muito efetivas no Município de Boa Vista, com obras de abastecimento d’água, em que deixamos Boa Vista com 100% de água tratada e aproximadamente 80% de esgotamento sanitário. Conhecemos muito bem as demandas e obrigações da Prefeitura de Boa Vista”, disse.

Porém ressaltou que a sigla tem outros nomes, como o da deputada federal Shéridan. “Não podemos deixar de reconhecer que o nome da deputada Shéridan está sendo cogitado, além de nomes de deputados estaduais e de vereadores da Capital que podem figurar entre os pré-candidatos”, frisou.

Ele lembrou ainda que o PSDB é um partido consolidado em todo o Brasil e a maior força da oposição e com perspectivas de voltar a assumir o Governo Federal em 2018. “Há uma grande possibilidade do PSDB voltar ao cenário nacional, à presidência da República daqui a três anos e são conjunturas como essas que nos animam, de poder estar fazendo parte desse contexto”, disse. “Porém não estou afirmando que serei candidato, mas não nego essa possibilidade. O que posso afirmar, com certeza, é que o PSDB vai participar do processo eleitoral de 2016 na Capital, que seja com Anchieta ou com outra pessoa do partido ou até mesmo apoiando algum candidato de outra sigla, que seja na cabeça ou de vice, estaremos participando do processo eleitoral”, afirmou.  

Para embasar essa observação, Anchieta citou o nome do deputado federal Abel Galinha (PDT), que já se cogita como provável candidato à Prefeitura de Boa Vista como opção numa provável conjuntura entre os candidatos que irão fazer parte do processo eleitoral de oposição à prefeita Teresa Surita (PMDB).

“Existe um processo natural da candidatura à reeleição da prefeita Teresa, e logicamente acredito que o Governo do Estado deva lançar um candidato e temos a clara pretensão de também lançar um nome, e o Abel Galinha já demonstrou esse interesse. Ele é um bom nome, que já foi vereador e hoje é deputado federal, é um empresário bem-sucedido e homem trabalhador. Se por acaso o PSDB não tiver candidato a prefeito, Abel pode ser o candidato apoiado pelo PSDB”, disse. “E devemos ter três ou quatro candidatos nas próximas eleições, até porque acredito que deveremos ultrapassar a barreira dos 200 mil eleitores em Boa Vista. Ter um eventual segundo turno é salutar”, frisou.

INTERIOR – Anchieta informou que o partido irá fazer uma força tarefa para apresentar candidatos na maioria dos municípios do interior nas próximas eleições. Hoje o PSDB comanda quatro prefeituras no interior do Estado: Caroebe, prefeito Paulo Ortiz; Normandia, Jairo Araújo; Pacaraima, Altemir Campos; e São João da Baliza, José Divino. “Vamos trabalhar para manter o comando destes municípios e tentar ampliá-lo para pelo menos seis prefeituras do PSDB em 2016”, afirmou. (R.R)