Política

Ex-controlador do Estado é o novo secretário de Saúde

A governadora Suely Campos anunciou ontem, 18, que Ricardo de Queiroz Lopes será o novo secretário estadual de Saúde, em substituição a Marcelo Batista, que deixou o cargo na semana passada. O decreto de nomeação está publicado no Diário Oficial do Estado.

Desde 2016, Ricardo de Queiroz Lopes era Controlador-Geral do Estado. O novo secretário é servidor efetivo do Tribunal de Contas e, segundo fontes governamentais, é um grande colaborador para o funcionalismo público, tendo grande conhecimento na área de contabilidade pública e privada, finanças públicas, planejamento, orçamento público, auditoria e perícia contábil, além de licitações e contratos.

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e em Direito pela Faculdade Cathedral, o novo secretário de saúde também é especialista em auditoria pública.

A reportagem da Folha procurou Ricardo de Queiroz, mas ele informou que estava em reunião e até o fechamento da matéria não foi possível entrevistá-lo.

A indicação dele para o cargo partiu do deputado federal Hiran Gonçalves (PP), que é médico e que também indicou os dois novos adjuntos da Secretaria Estadual de Saúde. “Eu o conhecia apenas de vista, mas ao me informar sobre sua vida profissional realmente acho que ele tem todas as condições de fazer uma boa gestão, por ser um auditor, conhecedor da legislação e da funcionalidade da secretaria. Tenho certeza que fará um bom trabalho por ser muito técnico. Eu me propus a ajudar o Governo nesta pasta específica, assim como tenho feito durante todo o meu mandato e eu espero que dê certo finalmente para termos uma saúde efetivamente de qualidade”, explicou Gonçalves.

O deputado elogiou o ex-secretário Marcelo Batista. “Ele vinha fazendo um grande trabalho. A saúde já dava sinais de melhora na questão do atendimento às pessoas, mas ele resolveu sair por questões pessoais. Eu acho que o doutor Ricardo pode fazer um bom trabalho, assim como Marcelo Siqueira (adjunto) que é médico e conhece bem a saúde pública, além do Anselmo Menezes que é professor universitário, de economia, homem que conhece muito planejamento e a estrutura do setor”, comentou.

Hiran Gonçalves explicou que está voltando para Roraima, após conseguir viabilizar o transporte de um volume grande de medicamentos e insumos para o Estado. “O Governo comprou fora por um preço muito bom e conseguiremos um superabastecimento para uns três ou quatro meses e as pessoas terão mais condições de serem melhor atendidas”, concluiu.