Cotidiano

Evento do Novembro Roxo alerta para cuidados com os prematuros

Em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, comemorado em 17 de novembro, o Grupo de Mães Pedras Preciosas (GMPP) está realizando, em Boa Vista, a 3ª Semana de Debates e Rodas de Conversas sobre o tema, que este ano aborda a importância do aleitamento materno. “Esse tema foi escolhido pela necessidade de abastecer o único banco de leite do Estado que funciona na própria maternidade”, afirmou Jhully Morais, uma das organizadoras do evento. 

A ideia do evento surgiu devido à falta de informação sobre como cuidar de um bebê que não teve uma gestação normal. A programação continua hoje, na Casa da Gestante, anexo ao Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), a partir das 8 horas, envolvendo palestras e debates.

O evento encerra-se no Parque Anauá, à tarde, onde ocorrerá uma tarde de beleza e caminhada a partir das 15h. “Teremos várias ações de saúde, além de atividades de ioga, quando a mãe poderá participar juntamente com seu bebê, e exposições de motocicletas de alta cilindrada, algo mais descontraído”, frisou Jhully Morais.

Fabiana Carneiro, de 32 anos, foi uma das mães que precisou de esclarecimentos sobre a prematuridade. Ela afirmou que há sete meses teve uma filha com cerca de 37 semanas e que as ações desenvolvidas pelo Grupo de Mães Pedras Preciosas foi um divisor de águas nos cuidados de seu bebê. “Antes eu não conhecia nada, eu não sabia que existiam tantos casos e que havia tantas dúvidas”, comentou.

O grupo existe desde 2015 e foi criado por pacientes da maternidade com histórias comuns. Não possui sede própria, mas atende parcerias com instituições para levar informações sobre cuidados e prevenção ao parto prematuro. Atualmente existem 80 participantes que são acompanhados por cinco profissionais especialistas em prematuros. A participação é aberta a mães que queiram tirar dúvidas sobre o tema no telefone 98115-7471.

CUIDADOS – A médica especialista em neuropediatria, Charlote Briglia, disse que um em cada dez bebês no Brasil nasce prematuro e pode apresentar sequelas. “O prematuro necessita de cuidados específicos com estimulações acompanhados por especialistas. Sua situação é mais delicada do que a do bebê que nasce de uma gestação normal”, frisou.

A especialista disse que a família que tem um prematuro necessita de apoio, já que há um período de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, o que muitas vezes fragiliza o recém-nascido e quem o acompanha. “Quando a gente esclarece à população, você acaba colaborando com o melhor bem-estar dessas crianças em longo prazo. As sequelas mais comuns com um parto que ocorre antes das 37 semanas de gestação são neurológicas, pulmonar e oftalmológica”, destacou.

CLASSIFICAÇÃO – Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem várias classificações de prematuros: recém-nascido prematuro- extrema, que são os que nascem com menos de 28 semanas; os muito prematuros, entre 28 e 32 semanas; os prematuros moderados, entre 32 e 34 semanas; e os tardios, entre 34 e 37 semanas. Os últimos são 74% no País, que hoje apresenta uma taxa de nascidos prematuros acima de 10%.

CAMPANHA – A campanha Novembro Roxo foi criada para levar informação e suporte às famílias, além de buscar o desenvolvimento científico para que menos bebês nasçam prematuros e os que venham ao mundo dessa forma possam sobreviver.