Cultura

Estudantes viram empreendedores por um dia

Alunos do ensino médio do IBR participaram do Curso Despertar, do Sebrae, e a última etapa será colocar o negócio em prática. A visitação é gratuita

Saber empreender não é apenas abrir e gerenciar negócios; é também adotar atitudes que contribuam para o alcance de bons resultados no cotidiano. Esses ensinamentos foram repassados a alunos do ensino médio do Instituto Batista de Roraima (IBR). A iniciativa é do Sebrae, através do projeto Despertar, e visa estimular o desenvolvimento dos jovens, instigando-os a identificar oportunidades e a planejar o futuro por meio de atitudes empreendedoras. Após três meses de desenvolvimento, os alunos apresentarão os resultados do projeto em uma exposição que vai acontecer na praça de eventos do Pátio Roraima Shopping, no sábado (4), das 17h30 às 21h.

Ao todo, 20 alunos de 14 e 15 anos participaram do Despertar 2017. Para auxiliar os jovens durante o projeto, dois professores passaram por capacitação junto ao Sebrae. Um deles é o Frank Freire, que está acompanhando de perto as duas empresas criadas pelos estudantes. “Foram três meses estudando a parte teórica. Depois, os alunos se dividiram e escolheram o segmento que queriam trabalhar. Foram criadas duas empresas, uma do ramo alimentício e outra de artesanato. O projeto realmente visa estimular o espírito empreendedor desde cedo”, afirmou.

Com as empresas criadas, agora chegou a hora da prática. No sábado (4), os alunos levarão seus negócios à exposição na praça de eventos do Pátio Roraima Shopping. Lá, eles poderão apresentar o projeto e comercializar os produtos criados. Uma das empresas chama-se “Despertar Lanches”, que vai trabalhar com a venda de bolos de pote, brigadeiros, sanduíches, refrigerantes, sucos e água; a outra chama-se “Du Jour”, empresa de artesanato que vai comercializar pulseiras, bottons, abajures, entre outros.

“O Despertar, como o próprio nome já diz, ajudou a gente a despertar o nosso lado empreendedor e que vai ser muito importante para a nossa vida no futuro e, quem sabe, agora. Por que não?”, disse a aluna Juliana Queiroz.

Segundo a gerente de Marketing do Pátio, Aline Aguiar, os jovens terão a oportunidade de expor o projeto, comercializar os produtos criados e viver a rotina de negócios em um local que vive do empreendedorismo.

“Eles estarão no local ideal para sentir na prática o que é ser um empreendedor. O projeto é uma forma de preparar os jovens desde cedo com atitudes inovadoras. Isso será de muito proveito para o futuro de cada um deles.

Além de aproximar mais os estudantes do shopping, os clientes também ganham novas opções de compra”, destacou.

DESPERTAR – O Despertar é um curso para estudantes do ensino médio, que procuram ter mais oportunidades, que sabem o que quer, que têm visão de futuro e, para isso, buscam uma formação que possibilite a construção de um projeto de vida.

Cada participante tem a oportunidade de conhecer as características do comportamento empreendedor e identificá-las em si e nos empreendedores de seu convívio, compreender aspectos essenciais para se desenvolver no mundo do trabalho, conhecer instrumentos de planejamento que podem ser aplicados na vida pessoal e profissional, predispor-se a refletir e desenvolver características empreendedoras, entre outros.

O curso Despertar faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, que tem como objetivo ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, que busquem a parceria, anualmente.