Entretenimento

Estudantes apresentam danças com vestimentas tradicionais de cada região

O I Festival de Folclore ocorre neste sábado, 02, no Ginásio do Sesc Mecejana. A entrada é franca

Em busca da valorização das tradições e costumes culturais, alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio da Escola Sesc apresentam danças, costumes e vestimentas tradicionais de cada região do Brasil no I Festival de Folclore neste sábado, 02, no Ginásio  do Sesc Mecejana. A entrada é franca.

A proposta é valorizar as tradições e os costumes legados pelos antepassados, numa mescla das mais distintas manifestações culturais por meio da dança.

Entre as apresentações, danças como country, xaxado, bailão, rock, carimbó, boi-bumbá, mídias sonoras atuais, entre outros. Ritmos que dão espaço a outras realidades culturais, enriquecendo o evento e incentivando a interculturalidade, sem distinção de raças e crenças, unindo fronteiras.

Neste sábado, os alunos da Educação Infantil estarão com o tema ‘Passeando pelo Brasil, conhecendo danças regionais’. Os estudantes do Ensino Médio optaram por ‘Folcloreando pelo Norte’.

De acordo com Dorete Padilha, coordenadora do Núcleo de Educação do Sesc , o I Festival de Folclore é uma oportunidade para apresentar aos alunos e toda comunidade, a diversidade dos costumes, crenças e danças do Brasil.

“Buscamos por meio pedagógico trabalhar a socialização de diferentes culturas entre crianças e adolescentes, além de desenvolver a motivação e concentração dos alunos. Esse será um momento que as famílias poderão prestigiar seus filhos durante uma linda apresentação”, disse Dorete.

Folclore – A palavra tem origem no inglês, em que “folklore” significa sabedoria popular. É o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração.
 
SERVIÇO
Evento: I Festival de Folclore
Data:  02 de setembro
Horário: 18h30 às 20h30 e 17h30 às 21h10
Local: Ginásio poliesportivo Matheus Yukio Satto (Sesc Mecejana)
Valor: Gratuito