Entretenimento

Estudantes aprendem Matemática com truques de papel

Didática introduz o cotidiano dos jovens em oficinas educacionais

O projeto ‘Papel: Brincando e Aprendendo’, coordenado pelos professores Raquel Ribeiro (Matemática), Josuila Mendes (Artes) e Wilkinson Oliveira (Educação Física), foi desenvolvido para integrar a III Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino, com o tema: ‘A Matemática Está Em Tudo’.

A didática, que tem despertado o interesse dos alunos pelo estudo da Matemática, foi apresentada por educandos do 1º Ano Fundamental da Escola Municipal Branca de Neves.

Segundo a professora Raquel, “A maneira desse trabalho ocorreu no feitio de brinquedos de papel, onde os alunos aprenderam a fazer pipas, barquinhos, aviões e petecas sob os conceitos artísticos, de movimento e ambientação do espaço e, sobretudo, matemáticos, ou seja, brincando e aprendendo a fazer contas de somar e subtrair”, destacou.

O Projeto recebeu apoio dos gestores da escola, Leila Pereira e Suelma Oliveira, além das coordenadoras pedagógicas Joana Fernandes e Jamilly Machado.

“A Matemática é de suma importância em nossas vidas e se não for trabalhada desde cedo e de forma até divertida, pode causar problemas no futuro do aluno. Esta é uma experiência desenvolvida com crianças, uma das maneiras do ensino matemático. A dinâmica busca entreter os estudantes em questões reais do cotidiano em sua fase”, ressaltou a professora.

O trabalho foi apresentado pelos alunos Ana Karolinna Silva Sousa, Clara Mariana de Sousa e Sousa, Isabella Vitória Glair Gomes Ferreira, Jhoy Marx Oliveira Gomes, Jonas Eduardo Pereira Sousa e Kalléw Borges Cunha.

“Durante a Feira de Ciências, os estudantes exibiram a atividade para as demais turmas, professores, gestores e convidados. O experimento do aviãozinho de papel, por exemplo, foi apresentado com tabela que se referia a quantidade de brinquedos construídos no projeto, entre outros dados”, finalizou Raquel.