Cotidiano

Estudantes ainda podem se inscrever para vagas remanescentes do Fies

Abertas desde o fim do mês passado, o prazo vai variar de acordo com o perfil dos candidatos

Estudantes interessados em preencher uma das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem ficar atentos. As inscrições ainda podem ser feitas no site de seleção do programa.

Abertas desde o dia 28 do mês passado, o prazo vai variar de acordo com o perfil dos candidatos, segundo informou o Ministério da Educação (MEC). Para concorrer a uma vaga, o estudante precisa ter 450 pontos de média e nota acima de zero na redação em qualquer edição, desde 2010, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Outro requisito é que o candidato tenha renda familiar mensal bruta per capita não pode ultrapassar três salários mínimos, ou seja, R$ 2.862.

NOVAS VAGAS – Já para as novas vagas do programa, o MEC alerta que o prazo de inscrição de estudantes que concluíram ou não o ensino médio termina hoje, 4. Este prazo vale tanto para aqueles que não foram beneficiados pelo financiamento, quanto para os alunos que já possuem adesão ao programa e que já quitaram seus débitos.

Com relação aos estudantes que concluíram ou não o ensino superior, o prazo vai até o dia 26, e é válido tanto para quem deseja pleitear uma vaga ou quitar o financiamento.

SOBRE O FIES – O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Segundo o órgão ministerial, o número de vagas totais para este ano poderá chegar a 310 mil. Dessas, 100 mil terão juro zero para os estudantes que comprovarem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

*INFORMAÇÕES: Agência Brasil.