Cotidiano

Estudante denuncia maus tratos na escola

Polícia Militar de Roraima informou que a denúncia feita pelo estudante não procede.

Na escola Elza Breves, atualmente com ensino militar, situada no conjunto Cidadão, zona Oeste da Capital, um estudante, de 17 anos, denunciou ter sofrido pressão psicológica e maus tratos após ser advertido dentro de sala de aula.

Ele teria sido encaminhado por um militar para ser ‘punido’, tendo que permanecer com os braços estendidos em uma parede por mais de uma hora.

O jovem alegou que devido ao “constrangimento” seu braço ficou luxado, então ele resolveu fazer o exame de corpo de delito e depois denunciar o caso ao conselho tutelar.

O caso chegou ao presidente da Assoer – Associação dos Estudantes de Roraima, Arlisson Nascimento, que está acompanhando o desenvolver da situação.

O estudante pediu aos pais para deixar de estudar na escola, e ressaltou, “casos parecidos já foram denunciados anteriormente, mas foram abafados pela unidade escolar e também por pais de alunos, que acham que este é o jeito correto de educar seus filhos, com filhos expostos ao sol, entre outras excessos físicas, disse”.

O aluno disse ainda estar sofrendo perseguição por ter denunciado que a escola não tem recebido merenda escolar com frequencia.

O outro lado

A Folhaweb entrou em contato com a PMRR (Polícia Militar de Roraima) que informou que a denúncia não procede.

Segundo a nota emitida pela polícia, “os Colégios Militares Estaduais primam pelo desenvolvimento de atitudes e pela incorporação de valores, buscando assegurar a formação de um cidadão patriota, cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades, despertando no aluno o sentido de liberdade com responsabilidade, desenvolvendo as noções de limites e o respeito à individualidade de cada membro do Colégio Militar”.

A nota esclareceu ainda que a gestão do Colégio Militar Estadual Elza Breves de Carvalho ocorre de maneira compartilhada entre PMRR e SEED (Secretaria Estadual de Educação e Deporto).

“Desta forma, todos os servidores do Colégio, civis e militares, têm por obrigação agir e zelar pelo bem estar dos alunos, tomando as medidas necessárias para a preservação da segurança, da integridade física, psíquica e moral dos mesmos, conforme prevê o regulamento disciplinar dos colégios Militares”.

Ressalta ainda que a gestão da unidade de ensino está aberta ao diálogo com os pais sempre que for necessário para esclarecimento sobre a metodologia de ensino aplicada nos Colégios Militares Estaduais, conforme estabelecido em estatuto. “No mais, a gestão escolar está sempre pronta a para atender a comunidade escolar para esclarecimentos.”