Esporte

Estudante de Roraima venceu a prova de natação com recorde universitário

Na classificação geral, o IFRR ficou em 3º lugar, com 116 pontos

 

As competições dos esportes individuais na etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) terminou neste domingo, 28, e o saldo foi muito positivo para Roraima. Mais medalhas foram garantidas por jovens e adolescentes do Instituto Federal de Roraima (IFRR).

Neste domingo, a equipe do xadrez feminino, formada por Bárbara Sampaio, Déborah Fiorotti, Ana Raab Nogueira, Lílian Geovana Saraiva e Morgana Botelho finalizou com o bronze. As equipes do Amazonas e Rondônia ficaram em 1º e 2º, respectivamente.

O atletismo garantiu mais duas pratas: arremesso de peso com Rodrigo Oliveira; e salto à distância, com Marcus Vinicius. Na classificação geral, o IFRR ficou em 3º lugar, com 116 pontos, atrás do IFRO, 2º colocado com 360 pontos, e do IFAM, que alcançou 480 pontos.

No segundo dia de JIFs, a natação também voltou ao pódio. Lílian Geovana Saraiva ganhou dois ouros e uma prata, além estebelecer novo recorde na prova de 100 metros livre (ouro nos 100 e 200 metros, e prata nos 50m). Henrique Xaud levou prata (costas); e Manoel Nascimento, dois ouros e uma prata (ouro nos 100m livre e 200m livre, e prata nos 200 medley). No geral por equipe, o IFRR ficou em 2º lugar no feminino e no masculino, garantindo nove medalhas.

A 2ª colocação em dupla ficou com as atletas do IF de Rondônia e em 3º, IFAM. Por pouco não deu dobradinha roraimense nas duplas. No masculino, Asafe Lellis e Breno Miranda, do IFRR, perderam o ouro para o IFAP. O IFPA ficou em 3º lugar.

No individual masculino, os três primeiros colocados foram: Felipe Monteiro (IFAP), Asafe Lellis, seguido de Breno Miranda. No feminino, Vanessa Dias garantiu o campeonato e Kamilla Sabino, ficou em 4º. A atleta de Roraima, Sara ,acabou perdendo nas quartas para Vanessa.

Neste ano, na avaliação do técnico Marcelo Calixto Mineiro, as rodadas estavam muito acirradas, com alto nível dos alunos.

No sábado (27), por exemplo, nas disputas em equipes, Kamilla e Vanessa levaram a prata, depois de perder para o IFRO, de quem ganharam hoje.

Com essa medalha, Kamilla Sabino, aluna do Campus Boa Vista Centro, se torna tetracampeã em dupla regional. Ela iniciou em 2013, a participação nos JIFs pelo Campus Novo Paraíso e assim como o técnico dela, afirma que esse ano está mais competitivo, com mais atletas participando, tanto no feminino quanto no masculino.

Em seu último ano de competição nos JIFs, comenta que os níveis das atletas femininos também melhoram muito. “E todos os IFs trouxeram atletas com ótimo índice de jogo em relação aos anos anteriores em que participei.

Esse ano está muito diferente da primeira vez, pois além de ser meu último ano, tive que realmente me esforçar ao máximo para conseguir, devido ao nível de jogo das atletas. Posso dizer que esse ouro foi mais suado que todos os outros que já ganhei”, garantiu Kamilla.

Quem também está se despedindo dos jogos dos IFs é Asafe Lellis, que como Kamilla, iniciou em 2013, e para esse último ano, diz ter treinado bastante para conseguir esse resultado.

“Estou feliz com minha colocação, pois devido aos treinos pesados e ao trabalho que foi feito em mim pela federação, dentre os 27 inscritos no individual, consegui chegar no segundo lugar”, afirmou, elogiando que nesta edição o diferencial, “sem dúvida, foi o local de competição, piso antiderrapante, mesas em ótima qualidade e um espaço bem adequado e propício para as competições de Tênis de Mesa”.

Para quem participa pela primeira vez desse torneio, Breno Miranda, do Campus Novo Paraíso, fez bonito. Nem mesmo o nervosismo de iniciante impediu de ficar entre os primeiros colocados. “Eu fiquei muito feliz, treinei bastante, mas graças a Deus deu tudo certo”, frisou.

Veja o resultado dos esportes coletivos nos segundo dia de competição

Os esportes coletivos do Instituto Federal de Roraima também jogaram neste domingo, 28 de agosto: futsal feminino, basquete feminino, vôlei de praia feminino, vôlei masculino e handebol masculino.

No primeiro horário, as meninas do basquete entraram em quadra na segunda disputa, desta vez contra Rondônia, e com facilidade, finalizaram com placar de 40 IFRR x 5 IFRO. Nesta segunda, 29, a equipe volta à quadra e se ganhar, garante antecipadamente, devido ao bom desempenho, o ouro.

A praia da Ponta Negra está sendo palco das disputas de vôlei de praia. Na parte da manhã, a dupla Ana Karol e Rayane Alberti venceu as anfitriãs (IFAM) por 2×0 (21×11 e 21×08), e nesta segunda, 29, entra em quadra para definir quem será a primeira equipe da chave, mas segundo o técnico Marcelo, elas já estão na semifinal, na terça-feira.

O voleibol e handebol masculino não conseguiram vencer. Os meninos do voleibol perderam por 2×0 do Pará, com parciais de 25×23 e 25×18. Enfrentando os anfitriões, o handebol suou a camisa, mas o resultado final foi IFRR 14 x 34 IFAM.