Geral

Estadual de Futebol começa dia 27 de fevereiro com oito clubes confirmados

A surpresa deste ano será a volta do Progresso de Mucajaí, que não disputa o certame desde 2011. O Real de São Luiz esteve fora no ano passado e volta à competição. Assim como o Rio Negro, que vai disputar o título em 2018

Oito clubes confirmaram presença no Campeonato Roraimense de Futebol Profissional de 2018, e que será disputado a partir do dia 27 de fevereiro no Estádio Ribeirão. As confirmações de Baré; Associação Real, de São Luiz do Anauá; Atlético Roraima; São Raimundo; Rio Negro; Progresso de Mucajaí e Náutico aconteceram durante reunião de Conselho Arbitral realizada na manhã de ontem na sede da Federação Roraimense de Futebol (FRF) e que contou com a presença dos presidentes dos clubes e do presidente da FRF, José Gama Xaud. 

O oitavo clube participante é o Grêmio Atlético Sampaio (GAS) que, embora não tenha participado da reunião de ontem, já havia confirmado presença no certame profissional deste ano. Desta forma, dos nove clubes profissionais filiados à FRF apenas o Ríver não vai disputar o campeonato 2018.

A surpresa do Estadual deste ano será a volta do Progresso de Mucajaí, clube que não disputa o certame profissional desde 2011. O Real de São Luiz do Anauá disputou de 2014 a 2017 e depois de fora no ano passado volta à competição este ano. O Rio Negro, que também ficou de fora em 2017, vai disputar o título em 2018.

“Vamos fazer um grande Campeonato, os clubes já estão se mobilizando, formando suas equipes e é a certeza de ter bons jogos e quem vai ganhar com isso é o torcedor que comparecer ao estádio para vibrar por sua equipe”, disse Zeca Xaud.

Na reunião já ficou definido alguns pontos da competição como, por exemplo, que a bola usada nos jogos deste ano será a Penalty, fato aprovado por todos os presidentes de clubes presentes. As rodadas serão realizadas as terças e sextas-feiras, com a intenção de fugir dos jogos televisionados e da saída de torcedores e amantes do futebol para sítios e banhos aos finais de semana. As oito equipes foram divididas em dois grupos através de sorteio. O Grupo A ficou formado por GAS, Atlético Roraima, Baré e Real de São Luiz. Já o Grupo B ficou com Rio Negro, São Raimundo, Náutico e Progresso de Mucajaí.

No Primeiro Turno as equipes jogam entre si em seus respectivos grupos e apenas o primeiro colocado de cada grupo se classifica para decidir em jogo único o título do Primeiro Turno.

Já o Segundo Turno será disputado com os clubes do Grupo B enfrentando os do Grupo B em jogos de ida. Os dois clubes melhores colocados, um de cada grupo, decidem o titulo do Returno. Os campeões de cada turno decidem o título do Campeonato Estadual 2018. Caso o mesmo clube conquiste o título dos dois turnos será declarado campeão direto sem a necessidade da decisão final.

Para critério de desempate, em caso de duas ou mais equipes chegarem ao final do turno com a mesma pontuação, será de: 1 – Número de vitórias; 2 – Confronto direto; 3 – Menor número de gols sofridos; 4 – Maior número de gols marcados e, 5 – Sorteio.

 

ERRATA (publicada originalmente na página de Esportes do Caderno B do jornal Folha de Boa Vista)