Cotidiano

Estado viabiliza realização de cirurgias de retina no HGR

Segundo o Governo, o procedimento proporcionará maior economia com solicitações de TFD

A partir de agora, o estado de Roraima passará a oferecer, de forma acessível para a população, serviços oftalmológicos pelo Hospital Geral de Roraima (HGR). No último sábado, 18, a unidade hospitalar realizou sua primeira cirurgia de retina, fato inédito no Estado. O paciente contemplado foi um homem de 50 anos.

Carlos Alberto Lira sofria há dez dias com fortes dores oculares após uma pancada no olho. Devido sua condição clínica, o paciente passou por uma cirurgia de urgência. “Fiquei muito feliz por fazer a minha cirurgia rapidamente, pois meu medo era ter que esperar muito e acabar perdendo a visão. Agora, me sinto satisfeito de poder ser atendido tão bem e rápido e poder me recuperar em casa”, disse, após o procedimento que durou cerca de duas horas.

Lira foi submetido a uma vitrectomia com implantação de lente, um procedimento cirúrgico que faz a remoção do vítreo, fluído que preenche o interior do olho, e que permite tratar diversas doenças oculares da retina e do vítreo. A cirurgia foi conduzida pelos oftalmologistas Hiran Gonçalves e Waltenio Diniz.

Segundo Hiran Gonçalves, o procedimento é considerado de alto custo, saindo em torno de R$20 mil cada cirurgia. Devido a complexidade da lesão, a operação necessita de equipamentos específicos e insumos descartáveis. “Temos que parabenizar a gestão da Secretaria de Saúde por investir de maneira significativa para prestar mais este serviço para a nossa comunidade”, pontuou.

O titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), César Penna, explicou que para possibilitar a realização dessas cirurgias, o Estado comprou um microscópio de retina.  Adquirido com recursos do próprio Governo, o investimento foi de aproximadamente R$ 400 mil. Além disso, foram contratados dois retinólogos, uma especialidade que não possuía profissionais no Estado.

TFD

Segundo o Governo, atualmente, o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Sesau possui 93 processos em aberto de pacientes que aguardam para realizar procedimentos de retina fora do Estado. “Com esta aquisição o Estado deixará de enviar pacientes com indicação cirúrgica de retina para outros Estados brasileiros. Além de ser um avanço para a saúde no Estado, a medida vai possibilitar um atendimento muito mais humanizado, pois esse paciente poderá se recuperar em um ambiente familiar”, explicou Penna, que ressaltou que o Estado também passa a ser beneficiado ao economizar com compras de passagens e emissão de ajuda de custo.

A Administração Estadual destacou ainda que a implantação do procedimento pelo HGR possibilitou a aplicação de investimento no treinamento de profissionais de saúde. Em abril, 10 técnicos em enfermagem e enfermeiros participaram de capacitação sobre manipulação de equipamentos e instrumentos e protocolo de organização da assistência ao paciente. “Implantamos mais este procedimento e pretendemos ampliar cada vez mais a gama de serviços em favor da população roraimense”, finalizou o secretário.

Com informações do Governo do Estado