Cotidiano

Estado quer contratar 300 novos servidores adminitrativos

Conforme a Sejuc, o Governo aguarda resposta do Ministério Público para assinatura de TAC

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã de ontem, 17, o secretário de Justiça e Cidadania, Uziel Castro, informou que o Governo aguarda uma resposta do Ministério Público de Roraima (MPRR) em relação a uma possível assinatura de TAC (termo de ajustamento de conduta) para a contratação de novos servidores para ocupar funções administrativas.

Segundo Uziel Castro, a ideia é que o TAC viabilize, em caráter de urgência, a contratação de 300 novos servidores públicos, fazendo com que agentes penitenciários que atualmente ocupam funções adminitrativas possam ser convocados para reforçar a segurança nos presídios de Roraima, em especial a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, considerada a maior unidade do Estado.

“Nós estamos aguardando essa decisão, para ver se o Estado consegue contratar, em regime de emergência, esses servidores, para que a gente possa tirar agentes penitenciários de funções administrativas e mais reforços nas unidades prisionais”, destacou o secretário.

Questionado também sobre a possibilidade de solicitar reforço da Força Nacional, assim como ocorreu no final de 2014, Castro reforçou que a situação ocorrida no domingo, 16, se tratou de uma “determinação nacional” da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) para atacar integrantes do Comando Vermelho.

Ele ressaltou que o efetivo da Polícia Militar agiu de imediato, evitando que a tragédia fosse ainda maior. No confronto, 10 presos foram mortos, sendo que sete tiveram os corpos queimados e três foram decapitados.

“O Estado provou que é capaz de conter rebeliões e evitar fugas. Não teve fugas. Nós temos o efetivo necessário de policiais militares. Sem o apoio da PM, seria impossível controlar o sistema penitenciário. Graças a Deus nós temos a boa vontade do comandante da PM [Dagoberto Gonçalves], que não tem medido esforços para ajudar nos trabalhos na PAMC”, pontuou.

O OUTRO LADO

À FolhaWeb, o Ministério Público de Roraima (MPRR) confirmou o recebimento do pedido feito pelo Governo e que o mesmo encontra-se em análise.