Cotidiano

Estácio lança projeto Bairro Sustentável

O projeto tem parceria da Companhia de Águas e esgotos de Roraima

O Centro Universitário Estácio da Amazônia em parceria com a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) lançaram o Projeto Bairro Sustentável na manhã deste sábado, dia 26, com o objetivo de levar educação ambiental aos moradores do bairro São Bento, localizado na zona Oeste de Boa Vista.

Foram ministradas palestras sobre Educação Ambiental, apresentação do projeto Horta Comunitária e Empreendedorismo Social, cadastradas pessoas participantes da atividade, e apresentado um projeto de resíduos sólidos para implantar coleta seletiva.

De acordo com a coordenadora do curso de Administração da Estácio, Janaina Ribeiro, este é um projeto piloto executado em parceria com a CAERR, responsável pela criação e organização das atividades, e os cursos de Administração, Agronegócios e Serviço Social.

A instituição de ensino é habilitada para o desenvolvimento e implementação de dinâmicas educacionais, como cursos e palestras que sensibilizem as pessoas dentro do contexto da preservação ambiental.

“O Objetivo é contribuir para adoção de boas práticas sustentáveis com ênfase principalmente na responsabilidade socioambiental e que contemple a interação do meio natural com o social e com o foco principalmente na educação ambiental. Trabalharemos também a questão do empreendedorismo social, fazer com que aquela comunidade possa envolver a matéria prima que possui para obtenção de uma renda para sustento próprio”, informou a coordenadora.

O curso de Serviço Social participa com a organização de palestras, projeção de vídeos e outras ferramentas educativas para sensibilizar a população quanto a coleta seletiva, vivências sustentáveis entre outras práticas relacionadas à preservação ambiental.  

“Um outro objetivo é mobilizar, sensibilizar e também tentar educar ambientalmente a comunidade do bairro São Bento, onde se encaixa o curso de Serviço Social da Estácio, diretamente por meio da educação ambiental, apresentação de vídeos e palestras e fazer com que a comunidade se envolva dentro desses aspectos e entenda a importância disso dentro da sociedade”, finalizou Janaina.