Entretenimento

Espetáculo volta a cartaz em Boa Vista depois de oito anos

O Criart Teatral reestréia o espetáculo “O poeta e a Musa – esse louco processo de criação” após oito anos. O objetivo é aproveitar o retorno do autor da peça a Boa Vista, o multi artista Gean Queiroz, que além de escrever, dirige e atua ao lado de Kaline Barroso e do elenco do Criart.

“A peça é um delírio romântico e existencial que questiona as dificuldades que encontramos em viver de acordo com nossos sonhos e propósitos, colocando a arte no centro da discussão, mas fazendo um paralelo com o quanto vale a pena nos entregarmos ao que realmente acreditamos”, explica o diretor.

Mesclando várias linguagens em cena, o público é convidado a embarcar neste romance surreal, com muita música, dança e magia, numa intensa experiência teatral.

No palco, dois artistas entregues aos delírios do amor, da existência, da arte, um poeta em conflito entre a poesia e a realidade, e uma atriz que vive num mundo de imaginação.

“Uma estranha atração, uma saída para escapar do tédio e do cotidiano, e entregar-se plenamente aos sonhos essenciais, na tentativa de tentar entender a nossa missão nesse ambiente de desejos incompreendidos, na quebra de todas as regras através da fantasia”, explica.

Segundo ele, os dois personagens estão à procura de um sentido pro mundo em volta, eles vivem numa relação cheia de ternura, alternada com surtos de fúria.

“O limite entre a fantasia e o real, o caos e o lúdico, a busca e o desencanto, o teatro e a poesia no limite da loucura. Dentro desta complicada relação, eles levam o público junto, para diversos universos paralelos de lembranças e reflexões cheias de beleza e paisagens surreais”, conta.

O texto da peça foi escrito por Gean Queiroz como parte de uma trilogia que discute as dificuldades de viver da arte. O primeiro texto, “O Submundo de Joca” também foi encenado ao lado de Kaline Barroso no extinto Teatro Carlos Gomes. A primeira versão de “O poeta e a Musa” foi posta com grande repercussão, e por isso volta agora reciclada. O terceiro título da trilogia, “Os Malditos” permanece inédito.

A peça conta com nove atores, além de Gean Queiroz e kaline Barroso nos papéis principais, todo o elenco divide a cena durante todo o espetáculo, atores que já participaram de outras obras do Criart Teatral, como Karen Barroso, Jayne Cardoso (A santa Casa), Anderson Souza (ator do premiado curta cinematográfico “Fronteira em Combustão”) e atores da companhia Meio-Fio, Hander Frank, Vinicius Farias, Fabiana Steffne, que se juntaram ao Criart nesta empreitada e ainda ao virtuoso ator e músico Dy Moraes.

Criart Teatral

O Criart é um dos mais tradicionais e atuantes grupo de teatro de Roraima, com 15 anos de experiência, sempre manteve efervescente a cena teatral de nosso Estado, inclusive levando obras pelo Brasil afora (A Santa casa, Maria, Monólogos da vagina, João e Maria, etc). Conduzido com vigor pela atriz diretora e produtora Kaline Barroso.

Gean Queiroz saiu cedo de Boa Vista para viajar pelo mundo, mas sempre retornou a terra natal para compartilhar sua obra, mantendo conexões com suas raízes e criando pontes com os lugares por onde passou, estudou dança na Costa Rica, foi integrante da companhia Metamorfose do Teatro Amazonas em Manaus, atuou durante 10 anos na cena artística do Rio de Janeiro, e agora reside em Estocolmo na Suécia. Depois de 2 anos viajando pela Índia, Gean retorna a Boa Vista, para o lançamento de seu novo livro de poemas, “Quando a mente cala o coração fala” e a remontagem do espetáculo teatral “O poeta e a musa”.

Serviço
O poeta e a Musa
Data: 28 e 29 de abril
06, 06, 12 e 13 de maio
Local: União Operária
Endereço: Rua: Nossa Senhora da Consolata, Centro, 565
Ingresso: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia)