Cultura

Espetáculo de teatro e música reúne onze artistas mulheres

Espetáculo reúne artistas mulheres nesta quinta-feira (8) na Casa do Neuber

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Casa do Neuber será palco do espetáculo Maria, projeto coletivo feminino, que nasceu em 2015, em Boa Vista.

Idealizado pela atriz e diretora teatral Kaline Barroso, Maria é um show completo de música, dança, teatro e surpresas. A atriz diz que se inspirou nas próprias artistas convidadas, para roteirizar um espetáculo protagonizado unicamente por mulheres.

O elenco é formado por Celis Regina, Esfefany Simplício, Euterpe, Kaline Barroso, Karen Barroso, Kastorijane Oliveira, Nadynne Leal, Naide Amorim, Nathana Lindey, Soraya Souza, Suzi Fictcheer – cantoras, atrizes, instrumentistas e bailarinas, que possuem estéticas e linguagens artísticas diferentes.

“Queremos falar de todas as Marias em nós, de todas as Marias que estão entre nós. Homenageamos as mulheres através do nome feminino mais popular em nosso país: ‘Maria’, que para nós traz tanta recordação. Quem não tem uma mãe, avó, irmã, esposa, tia, prima, vizinha, namorada ou amiga com o nome de Maria?”, afirma Kaline.

Com um repertório que reúne clássicos da música popular brasileira, as artistas se dividem cantando, dançando, declamando poemas e tocando os instrumentos da banda base do show: teclado, violão, bateria e percussão, com direito a performances solo e em grupo, interpretando canções conhecidas como Lata D’água, eternizada na voz de Elza Soares, Maria, Maria de Milton Nascimento, Feminina, da compositora Joyce Moreno, e músicas do cancioneiro popular como Mulher Rendeira e Paraíba de Luiz Gonzaga. O show também acontecerá no sábado, na Champanharia das Meninas, no Canarinho.

Além das canções, o roteiro do espetáculo também conta com textos de Elisa Lucinda, Milton Nascimento e Lucinda Prado, que abordam a temática feminina.

“Durante muito tempo, o mundo das artes também era dominado por homens, mas ao longo dos anos de luta, as mulheres foram conquistando seu espaço com suas produções artísticas. Esse espetáculo também fala disso, sobre a importância de reunir essas artistas e iluminá-las, dar a vida, e nunca voltar para um período em que as mulheres eram esquecidas como foi o século passado”, disse Kaline.

ESPETÁCULO MARIA
Local: CASA DO NEUBER
Data: 8 DE MARÇO
HORA: 20h
ENDEREÇO: Rua Paulo Pereira 206 – São Francisco.
Dúvidas: 3224-6052

 

Publicidade