Cotidiano

Especialistas afirmam que é possível prevenir doenças mentais

Como toda doença, se descoberta precocemente e feito o tratamento adequado, as chances de cura e recuperação são sempre maiores

A procura por consultas preventivas na área da saúde mental pode evitar problemas mais graves relacionados às doenças mentais como ansiedade e depressão, segundo profissionais consultados pela FolhaWeb. Como toda doença, se descoberta precocemente e feito o tratamento adequado, as chances de cura e recuperação são sempre maiores.

Para o psicólogo Leonardo Morais, a disseminação que atualmente existe em relação a conhecimentos sobre problemas mentais está fazendo com que a população fique mais consciente da necessidade de tratamento.

“Sempre existiu gente ansiosa demais ou depressiva. Se você parar para pensar, mais pessoas estão procurando tratamentos, o que resulta em menos pessoas com esses problemas. Hoje em dia não existe mais aquele preconceito de achar que alterações de humor são apenas ‘frescura’. As pessoas estão se informando e essas doenças estão sendo mais amplamente divulgadas”, explicou.

Ainda segundo Leonardo, mesmo com a diminuição do preconceito às questões de saúde mental, ainda é necessário que a população de um modo geral se conscientize e busque uma consulta como forma de prevenção.

“Assim como existem aspectos biológicos que merecem cuidado por parte de profissionais como o dentista, ortopedista e cardiologista, a mente também merece atenção ao ser feito o check up de exames”, falou.

O psiquiatra Alberto Iglesias conta que ainda é comum receber encaminhamentos de pacientes vindo de outros especialistas, como o cardiologista. “Eu cito o cardiologista como principal exemplo pelo fato dele sempre encaminhar seus pacientes quando eles chegam alegando problemas de pressão ou dor no peito e, após diagnóstico, for constatado a falta de cuidado somente na parte mental”, relatou.

Para Iglesias, além da conscientização, o aumento da violência no estado de Roraima nos últimos anos tem sido um dos motivos para levar mais pessoas a procurar um tratamento psiquiátrico. Normalmente, os pacientes precisam de medicamentos que atuam no sistema nervoso.

“Atualmente, as pessoas saem para ir à padaria e acabam morrendo. Eu observo um aumento de atendimentos a pessoas que estão com medo de serem vítimas de um estado cada vez mais violento”, afirmou.

QUANDO UMA CONSULTA É NECESSÁRIA?
Segundo o psiquiatra Alberto Iglesias, é possível diagnosticar quando a consulta é necessária a partir do momento que certos comportamentos passam a interferir na vida cotidiana.

“Todo mundo deve ter um pouco de ansiedade, estresse e tristeza. É natural do ser humano. Mas quando essas sensações passam a afetar o cotidiano, através da insônia, perda de temperamento constante ou falta de vontade de ir ao trabalho e socializar, a necessidade de uma visita a um profissional da área da saúde mental já pode ser cogitada”, relatou Iglesias.

O psicólogo Leonardo Morais citou também que quaisquer atitudes que representem um excesso ou uma ausência de algo, como, por exemplo, a falta de apetite ou fome acentuada, já indicam uma suspeita que merece o diagnóstico.

“Se formos pensar, por exemplo, no caso da depressão, os sintomas variam de falta de apetite, transtornos de sono, irritabilidade, esquecimentos constantes e anti socialização. Coisas que variam entre excessos e faltas”, afirmou.

De acordo com Leonardo, não existe um tratamento que possa ser apontado como sistematicamente ideal, pois cada caso possui sua própria necessidade. Entretanto, ele afirma que é importante procurar um profissional que seja psicólogo ou psiquiatra, pois a partir deles será possível traçar um plano adequado de saúde.

“O tratamento psiquiátrico e psicoterápico são os dois que concomitantemente possuem maior eficácia na promoção da saúde mental do indivíduo. O importante é procurar o profissional de saúde mental”, finalizou.