Cultura

Escritor e ilustradora roraimenses são indicados ao Prêmio Jabuti

Na 59ª edição do prêmio, foram 2,346 mil inscritos, e os autores estão selecionados entre os finalistas de 29 categorias

O escritor Cristino Wapichana e a ilustradora Ina Carolina, ambos roraimenses, são indicados ao prêmio Jabuti nas categorias Infantil e Infanto-Juvenil, a principal e mais importante premiação literária do País.

Na 59ª edição do prêmio, foram 2,346 mil inscritos, e os roraimenses estão entre os finalistas de 29 categorias. Duas delas são inéditas, neste ano de 2017, o Jabuti também irá premiar nas categorias de histórias em quadrinhos e livro brasileiro publicado no exterior. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em 30 de novembro, no Auditório Ibirapuera.

Cristino Wapichana foi indicado pelo livro “A Boca da Noite”, que é ilustrado por Graça Lima, publicado pela Zit Editorial. “A Boca da Noite” ganhou os Prêmios de Melhor Livro Para Crianças 2017 e Melhor Ilustração 2017 pela FNLIJ.

“Quando saí de Roraima, foi com a missão de colocar este Estado no cenário nacional na literatura. Em junho de 2017 aconteceu isso e estou na Suécia, colocando não só Roraima no cenário Internacional, como o Brasil. Nosso livro foi traduzido para o sueco e dinamarquês, e editores da Noruega devem começar a negociação para tradução”, relatou o escritor.

Além dele, a ilustradora e escritora Ina Carolina também é uma das finalistas com a obra Kids book Itaú Criança. A ilustradora nasceu em Boa Vista e hoje vive São Paulo. Atualmente, Ina trabalha com modelagem 3D para filmes de animação e ilustração enquanto cuida de sua filha de um ano e dois meses.

A artista aprendeu com seu pai os fundamentos do desenho e principalmente o gosto por ele, e esse gosto foi passando de uma brincadeira de criança a um hobbie e aos poucos então foi se tornando uma profissão.

Ina mantém uma conta no instagram (@inacarolina) onde posta regularmente desenhos que contam sobre seu dia, lembranças e pensamentos, uma espécie de diário ilustrado, em 2015 lançou o quadrinho independente “Apnéia” e 2016 ilustrou a história “O Cabelo da Menina”, de autoria de Fernanda Takai, para o projeto “Leia para uma criança”, do banco Itaú.

Prêmio Jabuti

Em 2017, o Prêmio Jabuti completa 59 anos e a CBL continua a trabalhar firmemente para que permaneça como o mais desejado Prêmio do País. O Prêmio Jabuti é o mais importante prêmio literário do Brasil. Lançado em 1959, foi idealizado por Edgard Cavalheiro quando presidia a Câmara Brasileira do Livro. O escritor a receber mais vezes o prêmio foi Dalton Trevisan, tendo sido premiado quatro vezes na categoria Conto, em 1960, 1965, 1995 e 2011.