Entretenimento

Escritor Marcelo Perez lança nova obra neste sábado

Evento ocorre no I Sarau Zine, no Espaço de Cultura e Arte União Operária

Em comemoração aos cinco anos do fanzine Receita no Verso, neste sábado, (16), acontecerá o I Sarau Zine a partir das 19 horas no Espaço de Cultura e Arte União Operária.

Nessa primeira edição, o escritor Marcelo Perez lançará o livro de contos “O Desgaste do Tempo nos Dentes” e a exposição “Palavra Suporte”.

O evento conta ainda com distribuição das edições do fanzine desde 2012 e microfone aberto com muita gente bacana soltando a voz e o verbo, no Espaço de Cultura e Arte União Operária.

Marcelo Perez escreve desde o primeiro rabisco. Tem formação em Letras/Literatura pela Universidade Federal de Roraima/UFRR e é especialista em Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Internacional/Uninter. Lançou seu primeiro livro em 2015, “Ainda se estivesse faltando pedaços”, pela Máfia do Verso e desde 2012 é editor, diagramador e designer do fanzine Receita no Verso.

O Receita no Verso surgiu em 2012 como projeto de estágio no curso de Letras/Literatura, na UFRR, e posteriormente passou a circular na biblioteca da universidade.

Com tiragem limitada (200 exemplares por edição), 41 colaboradores contribuíram na construção do Receita no Verso nesses cinco anos. Foram 24 fanzines, com mais de 300 textos entre poemas, microcontos, contos, crônicas, imagens e poemas visuais.

“A ideia do contato físico, a textura, o peso, o cheiro, o sabor, olhar nos olhos dos possíveis leitores, dar bom dia e oferecer a palavra, isso é religiosamente excitante, uma pedrada na rotina, uma interferência poderosa para revigorar ou bagunçar de vez com o pensamento, inclusive o meu. A cada dia nesse projeto eu descubro mais uma razão para continuar. Uma publicação autoral, de baixo custo e independente, que possibilita o diálogo entre escritores e leitores ”, explica Marcelo Perez.

O Desgaste do Tempo nos Dentes

O Desgaste do Tempo nos Dentes é a segunda obra do autor, primeira no gênero conto. O livro aborda temas do cotidiano de uma forma imediata. Sem muitos rodeios, as histórias avançam como um flash da realidade, que muitas vezes de tão absurda, parece existir apenas no universo literário. Esse clarão instantâneo revela o mínimo necessário: o embate diário dos personagens em suas vidas condenadas.

“Publiquei alguns contos do livro no fanzine Receita no Verso, por isso o lançamento nessa data especial, o fanzine foi suporte para a experimentação de várias histórias”.

Palavra Suporte

Palavra Suporte é um desdobramento do trabalho com poemas da obra “Ainda se estivesse faltando pedaços”, primeiro livro do autor. Surge da necessidade de transcender à palavra e seus sentidos estabelecidos. A experimentação da escrita com a tinta acrílica em tela desvenda um processo infinito de ressignificações, onde a palavra, matéria prima do processo, muitas vezes desaparece diante da pluralidade de imagens que se revelam a partir do olhar do observador.

Cada letra é desenhada no papel ou tela, formando a palavra com seus possíveis sentidos. Em seguida, juntam-se a ela traços, linhas, curvas, formas diversas que aos poucos ocupam o espaço diluindo a palavra em um caldeirão mágico de significações.

“A pintura surge como um experimento, um (a) braço na minha busca obsessiva por outros sentidos.”