Esporte

Equipes de Rafael Lucena estreiam mal

Piloto roraimense competiu por duas equipes diferentes, cujos karts estrearam na competição entre os últimos colocados

O piloto roraimense Rafael Lucena iniciou na temporada 2016, na Copa Brasília de Kart Endurance (longa duração), no último sábado, disputando pela equipe VRV Woltec, com o kart 18, e pela Airborne, no kart 94. Entre os 22 karts inscritos, os veículos terminaram nas 16ª. e 17ª. colocações, respectivamente.

O regulamento da competição permite participar por duas equipes. Uma série de problemas determinou a ruim atuação dos times, entre eles, o motor do kart 18. Na Copa Brasília, os motores, fornecidos por uma empresa do ramo, são sorteados aos veículos.

“Apesar da empresa estar presente e os motores serem equalizados, nem todos motores são iguais. No kart 18, no sorteio, acabamos pegando um motor que não estava bom. Fizemos o warm up (aquecimento) e vimos que seria complicado conseguir um bom resultado. Já o kart 94 parecia ser competitivo”, explicou Lucena.

Na corrida de classificação, o piloto roraimense correu pelo kart 94, e fechou em 18º lugar, enquanto o kart 18, pilotado por Victor Hugo, terminou em 17º. “No 18, já não esperávamos muito, e no 94, a equipe errou no meu lastro, acabei andando com quilos a mais e, numa classificação, isso significa cerca 0.2seg que era o suficiente para largar entre os 10 primeiros”, disse o piloto.

Na largada da prova oficial, que teve duração de 2h10min, Rafael Lucena largou pelo kart 94, e Victor Hugo, no 18. No primeiro, o roraimense correu durante 40 minutos e entregou o kart, que ocupava a quinta posição, ao piloto Saulo Araújo.

Durante a transição de comando, o lacre de combustível do veículo se rompeu, e a equipe foi punida, com passagem pelos boxes. A punição fez o kart cair para o penúltimo lugar. No fim, fechou em 17º. “Não teve muito o que fazer por conta da punição”, disse o roraimense.

Lucena retornou às pistas depois de uma hora de prova, desta vez no kart 18, até então comandado por Victor. O roraimense correu por 45 minutos, e devolveu o veículo a Victor Hugo. A uma volta do fim da corrida, quando o kart estava em oitavo lugar, a corrente do veículo começou a cair, e ele fechou em 16º lugar.

“O nosso mecânico viu que houve excessos de pancada nas zebras (área auxiliar ao redor da pista) que foram comendo a corrente, e deu no que deu. Para a próxima prova, já vamos reforçar um bom protetor de corrente e evitar isso”, disse Rafael Lucena.

A segunda etapa da Copa Brasília será no dia 15 de abril. Mas antes, o piloto roraimense disputa a primeira etapa da Copa VB Fiamoncini, no dia 19 de março, em Brasília. Nesta competição, em 2015, Lucena fechou em quinto lugar na classificação final.