Cotidiano

Equipes da Defesa Civil Estadual vão percorrer municípios do interior com ações de prevenção

Agendamento está sendo trabalhado com as coordenadorias municipais do órgão para envio de militares da Divisão de Operações Emergenciais

Com a proximidade da intensificação do período de estiagem, que vai do final do mês de agosto até abril do ano que vem, o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) está se preparando para realizar medidas de prevenção às queimadas.

Conforme informações do Comando do CBMRR, as ações foram planejadas para evitar que se repita o que ocorreu ano passado no estado, quando a forte estiagem deixou mais de 13 municípios em situação de emergência e registrou a destruição de lavrados, plantações, morte de animais silvestres e quedas de pontes de madeira, deixando moradores ilhados, e sendo considerado um dos piores episódios de estiagem desde 1998.

No momento o Governo do Estado está promovendo, por meio da Cepdec (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), o agendamento junto com as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil para envio de militares da Divisão de Operações Emergenciais da Defesa Civil Estadual ao Interior de Roraima.

A expectativa dos Bombeiros é que a equipe percorra os 14 municípios do interior do estado com a proposta de antecipar as ações de prevenção antes do período de estiagem mais intenso.

Já a definição de quantitativo e formação de brigadistas, aqueles responsáveis pelo combate direto ao fogo, é de responsabilidade de cada município. Os bombeiros deverão atuar somente como órgão de orientação e coordenação por meio da Cepdec.

EM BOA VISTA – Já na Capital, o Corpo de Bombeiros mantém dois postos de atendimento com guarnições de 10 a 12 militares, numa jornada de 24 horas de prontidão. Porém, conforme informações repassadas pelo CBMRR, as ações foram intensificadas no fim deste mês para coibir queima de lixo, em terrenos baldios e no lavrado, por se tratarem de ocorrências que podem resultar em incêndios muito maiores.

“O Comando do Corpo de Bombeiros recomenda que a população contribua evitando queima de lixo, além de denunciar quem pratica esse tipo de atividade ilegal. Os serviços prestados à população pelo Corpo de Bombeiros podem ser solicitados de forma gratuita pelo telefone 193 ou Defesa Civil 199, que funcionam 24 horas por dia.” (P.C.)