Geral

Enxadrista de Roraima embarca confiante para semifinais do Brasileiro em Natal-RN

Endson Lima vai representar o Estado na semifinal 2 do Campeonato Brasileiro de Xadrez que será realizada em Natal-RN e vai classificar quatros enxadristas para a fase final do Campeonato Brasileiro

O enxadrista Endson dos Santos Lima embarcou ontem para Natal-RN onde vai representar o Estado na semifinal 2 do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez 2017, que será realizada na sede do D Beach Resort na Praia de Ponta Negra, de 2 a 5 de novembro, e vai classificar os quatros enxadristas para a fase final do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez. A competição acontece em parceria da Federação Norteriograndense de Xadrez (FNX) e a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). 

Segundo o presidente da Federação Roraimense de Xadrez (Ferox), Jarbas Sousa Aguiar, a final do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2017 vai acontecer em fevereiro de 2018 no Rio de Janeiro.

Ele informou que as semifinais da competição acontecem sob as regras da Federação Internacional de Xadrez (Fide) e da CBX, obedecendo ao sistema Suíço em 7 rodadas, com auxílio do Programa Swiss Manager, com o ritmo de 1h30 com acréscimo de 30 segundo por lance.

Pelo regulamento, no caso de haver empate na pontuação para qualquer das vagas para a fase final do Brasileiro 2017, o desempate será através de partidas rápidas (10′ + 5″ ou 15 minutos ko); se persistir o empate em partidas de blitz (3′ + 2″ ou 5 minutos ko) e se ainda persistir o empate a decisão vai para o Armagedon (uma variante do xadrez onde as brancas precisam aplicar o mate para vencer o jogo, e as pretas precisam apenas empatar o jogo para vencer).

No dia 2 de novembro está programado o Congresso Técnico às 13h e a primeira rodada será às 14h. A última rodada está prevista para as 10h de domingo, dia 5, e logo após haverá o encerramento e entrega de prêmios.