Política

Entraves que impedem desenvolvimento de RR serão prioridade, diz Chagas

Questão energética e barreira na BR-174 serão temas abordados pela nova gestão no Parlamento Amazônico

A nova diretoria e Conselho Fiscal do Parlamento Amazônico, fórum que reúne mais de 250 deputados estaduais de toda a região Norte para debater temas referentes à Amazônia Legal, toma posse nesta quarta-feira, 9, a partir das 10 horas na Assembleia Legislativa. Eleito presidente do Parlamento para o biênio 2017/2018, o deputado estadual Coronel Chagas (PRTB) deu mais detalhes sobre o evento durante o programa Agenda da Semana, da Rádio Folha 1020 AM, no domingo, 6.

Para Chagas, a nova gestão será uma grande oportunidade para tratar sobre assuntos que são de suma importância para o Estado e que, segundo ele, são entraves que impedem o maior desenvolvimento de Roraima. “No meu pronunciamento eu quero abordar pontos que são essenciais, como o Linhão de Tucuruí e a questão da barreira na BR-174, além da questão da segurança jurídica da terra de Roraima. O Parlamento Amazônico tem justamente essa finalidade de debater as peculiaridades de cada Estado. O que é problema de Roraima passa a ser bandeira e luta de todos os deputados da região amazônica”, afirmou.

Com o apoio do Parlamento Amazônico, disse o deputado, fica mais fácil resolver questões locais, pois o Estado ganha mais força política frente ao Governo Federal. “Uma coisa é apenas Roraima ir buscar uma alternativa e outra é a bancada federal, estadual e as lideranças políticas daqui e de todos os outros estados da região Norte irem lá. Da mesma forma que, se algo acontecer em outra localidade, nós podemos atuar em conjunto para auxiliar um determinado Estado. O problema de um vira problema de todos”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO – Segundo o parlamentar, pela manhã acontece a posse da diretoria e de membros do Conselho Fiscal, que conta, além de Chagas como presidente, com os deputados Lenir Rodrigues (PPS), como secretária geral do Parlamento; o deputado Gabriel Picanço (PRB) como tesoureiro; e o deputado Jorge Everton (PMDB), como secretário da Comissão de Minas e Energia.

A programação continua às 14h com a palestra sobre “Índice de Governança Municipal”, ministrada pelo diretor de desenvolvimento institucional do Conselho Federal de Administração, Dr. Rogério Ramos de Souza, e o administrador Antônio José Leite de Albuquerque, membro do Conselho Federal de Administração, para tratar sobre a gestão dos municípios.

Em seguida, às 15h, acontece a segunda palestra, com o tema “A regulamentação da Lei dos Free Shops em cidades gêmeas de fronteiras”, ministrada pelo deputado estadual Frederico Antunes (PP-RS), que trata especificamente sobre as lojas que recebem isenção fiscal ou redução de impostos, normalmente localizadas em aeroportos e portos de divisas internacionais.

Por fim, os membros do Parlamento vão realizar uma assembleia geral para definir a agenda do fórum para o resto do ano. “Além de definir as reuniões, vamos também avaliar os resultados dos encontros anteriores, o que foi detectado de problema, o que já foi resolvido e o que ainda está pendente para que a gente possa cobrar das autoridades e procurar respostas para aquilo que não foi solucionado”, ponderou o deputado.