Cotidiano

Entidade trata de distúrbios neurológicos

Dificuldade das famílias em diagnosticar as doenças levou à ideia de criar o espaço mantido pela Associação Municipal de Dislexia e TDAH

Pacientes diagnosticados com Dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), doenças neurológicas, agora podem contar com um local para realização de tratamento. A Associação Municipal de Dislexia e TDAH, entidade sem fins lucrativos, localizada na Rua José Cassimiro da Silva, nº 633, bairro Pintolândia, zona Oeste, foi inaugurada na semana passada.

Segundo a presidente da associação, Maria Josélia Grudtner, a ideia de criar o espaço surgiu da dificuldade de diagnóstico das doenças. “Os meus três filhos têm transtorno de dislexia e déficit de atenção e hiperatividade. A dificuldade para se fazer o diagnóstico é muito grande. Levei cinco anos para descobrir que meu primeiro filho tinha esse transtorno. Se tivesse uma orientação correta, mais precisa de como eu estar buscando, com certeza meu filho teria hoje uma aprendizagem melhor”, disse.

Conforme ela, a entidade terá o papel de auxiliar pessoas que sofrem com os transtornos, mas não sabem onde buscar orientação. “Geralmente quase toda criança que tem o déficit de atenção tem a dislexia. Eu me vi num contexto de estar buscando melhorar essa forma de diagnosticar essas pessoas”, destacou.

Com menos de uma semana de fundação, a instituição já conta com 55 membros, entre eles, professores, médicos, advogados e pais de alunos com transtornos. “A associação foi fundada no sábado passado. Estamos na fase de registro em cartório, planejamento de como que nós vamos atuar, ainda em fase de implantação digamos assim”, disse a presidente.

De acordo com ela, os trabalhos serão voltados para o desenvolvimento e aprofundamento dos estudos sobre dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. “A intenção é promover a saúde, por meio de programas, projetos e eventos. Queremos fortalecer projetos, redes e parcerias municipais, estaduais e nacionais. Promover a cultura, inclusive com a realização de projetos enquadrados nas leis de incentivo à cultura”, ressaltou.

Como a maioria dos colaboradores da instituição é de voluntários, as reuniões devem ocorrer pelo horário da noite, em dias de semana, e aos sábados. “Para participar das reuniões que teremos precisa se associar. As inscrições iniciaram essa semana e o calendário das reuniões será divulgado em breve”, informou.

A Associação Municipal é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos. Suas atividades serão regidas pelo Estatuto Social, devidamente aprovado por Assembleia Geral, e pela legislação em vigor.
O telefone para contato é o 98101-5453.

DISLEXIA – Distúrbio do aprendizado caracterizado pela dificuldade para ler. Os sintomas incluem retardo no desenvolvimento da fala, lentidão no aprendizado de novas palavras e retardo na alfabetização. Não há cura, mas o tratamento médico pode ajudar. É um problema crônico que pode surgir na infância e durar anos ou a vida inteira. Geralmente é diagnosticável pela própria pessoa. A dislexia geralmente acomete crianças com visão e inteligência em níveis normais, a maioria delas pode ter sucesso na escola com tutores e programas de educação especializados.

TDAH – É uma condição crônica que inclui sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade. Geralmente começa na infância e prossegue pela vida adulta. Ele pode contribuir para a baixa autoestima, relacionamentos conturbados e dificuldades na escola ou no trabalho. Os tratamentos incluem medicamentos e psicoterapia. Também não há cura, mas é necessário o tratamento para ajudar no desenvolvimento do paciente.