Cotidiano

Engenheiros agrônomos serão capacitados para liberar exportação de frutas de Roraima

A capacitação é uma das exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que Roraima possa comercializar frutas a outros Estados

A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) realizará, entre os dias 02 e 04 de outubro, curso para capacitação e habilitação de engenheiros agrônomos na emissão do CFO (Certificado Fitossanitário de Origem) para que produtores de Roraima possam exportar frutas a outros estados.

A capacitação é uma das exigências da Instrução Normativa emitida pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para exportação de frutas de Roraima que são consideradas hospedeiras da praga quarentenária Bactrocera Carambolae, popularmente conhecida como “Mosca da Carambola”.

A capacitação, que será realizada no auditório da Aderr, abordará temas sobre aplicação de medidas sanitárias e fitossanitárias, área livre de praga, plano emergencial de ação mosca da carambola, além de armadilha e identificação da praga. Ao final da habilitação, os profissionais terão que fazer uma prova, que será aplicada no dia 09 de outubro.

Segundo a chefe do Núcleo de Certificação Fitossanitária da Aderr, Francisca Sousa, somente após a capacitação dos engenheiros agrônomos de Roraima que poderá ser iniciada a exportação de frutas. “Os certificados são emitidos na origem da unidade de produção para atestar a condição fitossanitária do produto”, explicou.

Conforme ela, o Estado possui aproximadamente 400 engenheiros agrônomos, mas o curso terá a capacidade de atender apenas 25 profissionais. “Hoje existem mais de 400 engenheiros, mas o curso é aberto apenas para 25 engenheiros porque será feito em parceria com a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] e o Mapa exige qualidade”, destacou.

INSCRIÇÃO – Os interessados em participar do Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem poderão procurar a sede da Aderr, em Boa Vista, ou as unidades da Agência no interior. O investimento no curso é de R$ 274,00.

MOSCA DA CARAMBOLA – Desde que foi constatado o primeiro foco da mosca da carambola em Roraima, em 2010, o Estado está impedido de exportar frutas que poderiam ser hospedeiras da praga para outros Estados. São mais de 30 frutas que estavam proibidas e serão liberadas, dentre as quais o tomate, acerola, carambola, manga e caju.

Enquanto aguardava a liberação de nova instrução normativa pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) já vinha reforçando a fiscalização nas áreas de focos da praga, com quatro postos nas regiões de Três Corações, em Amajari (Norte do Estado), em Bonfim, na fronteira com a Guiana (Leste), Passarão, zona Rural de Boa Vista, e Jundiá, no Município de Rorainópolis (Sul) para impedir a passagem de frutas hospedeiras. (L.G.C)

Confira a programação completa do curso: