Cotidiano

Empresários são conduzidos coercitivamente pela Polícia Federal

Os empresários são suspeitos de se beneficiaram das fraudes nos processos licitatórios

A Polícia Federal (PF) em Roraima deflagrou na manhã desta sexta-feira, 10, nova etapa da operação Libertatem, cujo objetivo de desarticular organização criminosa que fraudava processos licitatórios do município de Cantá, na região Centro-Leste do Estado.

Ao todo foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão em empresas e residências, e 3 conduções coercitivas de empresários que se beneficiaram das fraudes nos processos licitatórios.

Todos os investigados encontram-se na sede da PF, no bairro 13 de Setembro, zona Sul da capital. As investigações continuam e podem resultar em novas diligências e prisões, após análise do material apreendido.

O nome Libertatem remete ao termo liberdade em latim, em relação à cessação da submissão da população do município de Cantá à organização criminosa investigada. A mesma foi deflagrada em 2015, com atuação conjunta entre a Polícia Federal e Controladoria Geral da União (CGU).

A ação também teve desdobramento em dezembro de 2016, onde foram cumpridos 51 mandados de busca e apreensão, 50 conduções coercitivas e 09 afastamentos da função de servidores do alto escalão do Poder Executivo daquele município, dentre eles, a da ex-prefeita Roseny Cruz.

Na ocasião foram apreendidos diversos bens de alto valor e vultosa quantia em dinheiro. O esquema criminoso decorrente dos desvios de recursos públicos causou irreparáveis prejuízos à saúde e educação no município.

Com informações da Polícia Federal em Roraima.