Cotidiano

Empresários reclamam de prejuízo por causa de obra na Av. Joca Farias

Iniciada em 12 de agosto deste ano e parada há aproximadamente 15 dias, a obra de recapeamento asfáltico da Avenida Joca Farias, no bairro Caranã, zona oeste, gera reclamação e preocupa comerciantes e moradores. Eles dizem que o prazo para término da obra é fevereiro de 2018, mas alegam que a paralisação dos trabalhos tem causado poeira e lama, o que afasta os clientes. A queda nos lucros tem sido de até 50% por dia, segundo afirmaram.

Por todo trecho da via, os comerciantes espalharam pneus e pedras como forma de protesto para chamar a atenção da Prefeitura de Boa Vista, mas a manifestação só aumentou o problema. Os comerciantes se desentenderam com guardas municipais. Conforme o empresário José Sebastião, muitos estão mudando o endereço de seus negócios para sobreviver.

Ele disse que a promessa de recapeamento asfáltico ocorreu há aproximadamente três anos e, quando a Prefeitura resolveu iniciar a obra, não houve programação, prejudicando a movimentação das pessoas. “Depois de muita cobrança, resolvem fazer a obra, mas de maneira irresponsável, parando os trabalhos por 15 dias e deixando a poeira e a lama tomarem conta. Os prejudicados somos nós, os comerciantes”, afirmou Sebastião.

Devido à obra, o restaurante de Gilberto Telles agora sempre fica vazio. Ele comentou que a ausência dos consumidores é reflexo da poeira e lama causada pela paralisação da obra. “Recurso para fazer tudo com certeza tem, mas por que pararam?”, questionou. “As obras prejudicam não só o comércio, mas toda a movimentação em torno da avenida”.

Na mesma quadra, a empresária Expedita Sampaio tem uma loja que, por conta da poeira, ela tem que molhar a frente do seu estabelecimento por duas vezes para ter condições de receber os clientes. “Esse recapeamento que pelo jeito nunca será concluído. Está gerando problemas”, disse.

PREFEITURA – A Secretaria Municipal de Obras informou que a obra está em andamento e que as chuvas dos últimos dias comprometeram momentaneamente a continuidade dos serviços. Frisou que já foi feito o serviço de base no alargamento da pista e agora está sendo executada a reciclagem da base da pista que já existia, para posterior colocar nova pavimentação.

Ressaltou que a Avenida Joca Farias é uma via extensa, com cerca de 2,5 km, e a obra foi solicitada por toda a população da região. “ A Prefeitura pede a paciência e compreensão com o tempo necessário para a finalização. Reforça que em obras desse porte os transtornos são inevitáveis, mas logo os benefícios ficarão”, destacou.(E.S)